Confira aqui tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias a se fazer na sua viagem por Portugal e França! Listamos as melhores dicas, informações, rotas e guias para uma viagem entre esses dois países:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Vale a pena viajar entre Portugal e França?
Sim! Não é à toa que muita gente escolhe fazer essa rota quando planeja as férias. Tanto Portugal quanto França são países belíssimos, ricos em cultura, gastronômia e coisas para fazer. Dúvida? Confira os melhores passeios só das capitais desses dois países:
Por quais cidades passar na viagem?
Na nossa opinião, uma viagem de 10 dias entre Portugal e França não pode deixar de passar pelas seguintes cidades:
- Lisboa
- Cascais
- Sintra
- Coimbra
- Aveiro
- Porto
- Paris
- Giverny
- Versalhes
Sim, sabemos que são muitas cidades e que o tempo é curto, mas é possível fazer esse roteiro, se essa for a sua preferência. É o roteiro mais comprido possível, nessa quantidade de dias, e será um pouco corrido, mas valerá a pena.
- Mais devagar: Se você preferir um roteiro mais devagar, experimente retirar as cidades de Coimbra e Aveiro, ficando mais tempo nas cidades em que preferir.
Como ir de Portugal para França?
É possível ir de Portugal para a França de avião, carro, trem ou até ônibus. Mas considerando a quantidade de dias disponíveis, sem dúvidas, a melhor forma é viajar de avião. Assim você não perde muito tempo e não se cansa tanto nas viagens.
É difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar as passagens mais econômicas. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas. Ele poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.
Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil.
Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens aéreas. Só de utilizar ele, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.
No entanto, também vale a pena fazer os trechos mais curtos e num mesmo país com um carro alugado. Assim você conhece novas paisagens, economiza o dinheiro de alguns voos e tem mais liberdade de horários. Por exemplo:
- Lisboa – Cascais – Sintra – Lisboa
- Lisboa – Coimbra – Aveiro – Porto
- Paris – Giverny – Paris
- Paris – Versalhes – Paris
O jeito mais fácil e barato de alugar um carro em Portugal é já fazer a reserva aqui do Brasil pela internet, para garantir o seu carro e o melhor preço. Reservando pela internet com antecedência, o preço final sai muito mais barato do que para quem aluga na hora. Sem falar que existe um incrível comparador de preços de carros, que vamos mostrar abaixo, que já faz uma busca em todas as locadoras de Portugal e encontra os melhores preços e promoções incríveis.
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Esse comparador tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro, e por isso conseguem preços imbatíveis. Além disso eles parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é o maior comparador do mundo. Ele é bem parecido com o anterior, mas tem mais empresas na sua busca e geralmente encontra preços ótimos e mais baratos do que o outro. A única diferença é que o sistema dele é internacional, então não é possível parcelar o valor, mas muitas empresas oferecem a opção de pagar somente lá na hora, o que é ótimo. Vale a pena conferir também, pois eles têm promoções bem agressivas em Portugal.
- A dica certeira para economizar no roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França é utilizar os dois comparadores e ver em qual você encontra o melhor preço. E em quanto mais pessoas tiver, mais você vai economizar, pois tudo será dividido por todos, inclusive estacionamento e gasolina.
Roteiro de 10 dias entre Portugal e França:
– Dia 1 – Lisboa
Você provavelmente chegará do Brasil por Lisboa, já que este é o destino de Portugal que recebe mais voos de outros países. Comece seu dia conhecendo a região de Belém, onde poderá ver a famosa Torre de Belém, o Padrão do Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, bem como a casa tradicional de pastéis de Belém (não deixe de prová-los!). Esses lugares podem ser conhecidos todos a pé, já que ficam bem próximos uns dos outros.
De volta ao centro de Lisboa, continue o dia com um passeio pela Avenida da Liberdade, uma avenida gigante onde o fluxo não para. Quando chegar à Praça dos Restauradores, verá um grande obelisco, que faz uma homenagem à libertação de Portugal do domínio espanhol. Aproveite também o passeio promovido pelo Elevador da Glória, que fica ali perto, e sobe a colina que liga a Baixa ao Bairro Alto.
Uma vez lá em cima, você estará no Bairro Alto, que é o melhor bairro para a noite da capital, cheio de bares, restaurantes e lojas para você finalizar o dia. Na Praça de Camões é onde está o famoso Café A Brasileira, com sua estátua famosa de Fernando Pessoa, que era um frequentador. Se não estiver cansado, termine o dia na região do Cais do Sodré, que tem vida noturna agitada.
– Dia 2 – Lisboa
Seu segundo dia em Lisboa será atarefado. Inicie seu roteiro pela região do Parque das Nações, construído para a grande Expo Mundial de 1998, e que deixou um legado lindo, moderno e turístico para Lisboa. É lá que está o oceanário de Lisboa, o teleférico e outros pontos turísticos menores, assim como a lindíssima Estação Gare de Oriente, que tem ligações para metro, rodoviária, ferroviária e vários pontos de táxi. Além de estar ao lado do Rio Tejo e da famosa Ponte Vasco da Gama.
Conheça ainda a Catedral da Sé, e faça também uma visita ao Castelo de São Jorge, uma das construções medievais mais preservadas da Europa, e que tem vistas incríveis da cidade. No interior do Castelo de São Jorge há sempre exposições e belos jardins para relaxar. Continue a tarde no centro, caminhando primeiramente pela Rua Augusta, onde você chegará ao principal arco da cidade e sairá na Praça do Comércio, um dos lugares mais conhecidos e bonitos da cidade. Pode, inclusive, jantar no tradicinoal mercado Time Out.
– Dia 3 – Cascais e Sintra
Comece seu terceiro dia do roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França acordando cedo, e indo até Cascais, uma cidade litorânea que fica a poucos minutos de Lisboa, e preserva um visual lindo de praia e edifícios modernos e neoclássicos. A cidade possui 17 praias, falésias, dunas, além de parques e reservas naturais. As praias mais famosas são a Praia da Rainha, Praia da Poça, a Praia do Tamariz, Praia do Guincho, Praia da Azarujina e Praia da Adraga.
Também vale conhecer a falésia Boca do Inferno, um dos pontos mais famosos da cidade; e a vila de Cascais, para ser explorada à pé – e onde está a marina e o Palácio de Cascais. Depois de explorar Cascais e almoçar na região, vá para Sintra, outra cidade vizinha. Em cerca de 5 horas, você consegue:
- Passear pelo centrinho da cidade;
- Curtir um passeio mais prolongado pela Quinta da Regaleira, uma quinta grande, com cenários super românticos;
- Subir (com carro) até o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros – que podem ser vistos do lado de fora, sem necessidade de entrar.
- Ah! E não deixe de provar os famosos “travesseiros de Sintra”, um doce folhado vendido nas lojas locais, e especialmente na “Periquita”.
Já mais tarde, volte para Lisboa e durma cedo, pois fará uma viagem um pouco mais comprida no dia seguinte.
– Dia 4 – Coimbra e Aveiro
Mais uma vez, acorde cedo e faça uma viagem de cerca de 2h15 de carro para Coimbra, uma cidade universitária linda e histórica. Coimbra foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255, e por isso ainda conserva ares medievais. A cidade fica em uma colina às margens do Rio Mondego e é conhecida mundialmente por ter a Universidade de Coimbra, umas das primeiras universidades europeias – vale a visita!
Outros pontos turísticos de Coimbra que valem a pena conhecer são a Quinta das Lágrimas, o mini-mundo Portugal dos Pequeninos (mais infantil), a Sé de Coimbra e o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra.
Se você conseguir chegar a Coimbra por volta das 10h e não perder muito tempo no almoço, às 15h30 já poderá partir para Aveiro, a “Veneza de Portugal”, que fica a 50 minutos de lá. Aveiro é uma cidade de passeio ainda mais rápido, mas onde você poderá ver canais com gôndolas que fazem passeios com os turistas, fotografar o cenário das casas de Costa Nova, e provar os famosos Ovos Moles de Aveiro, um doce típico incrível que vende por aqui.
Ao final do passeio, faça a viagem para o Porto, que dura cerca de uma hora de carro, partindo de Aveiro. Essa é outra cidade do roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França. Ao chegar, aproveite para jantar os famosos cachorros-quentes no restaurante Gazela, acompanhados de uma boa Nortada (a cerveja mais vendida no Porto)!
– Dia 5 – Porto
Comece seu passeio pelo Porto acordando cedo e caminhando até a Ribeira, um dos lugares mais emblemáticos da cidade e núcleo dela. Faça um passeio de barco e atravesse para o outro lado do rio, de onde poderá ter uma visão especial do Porto e visitar as Caves de Vinho, onde poderá fazer várias provas. Se ainda houver tempo, visite também os Jardins do Palácio de Cristal, que é um parque na região mais alta da cidade, com uma bela vista do Porto, tendo a oeste a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro.
Perto está um famoso restaurante, o Capa Negra, para experimentar a comida típica do Porto: a francesinha. Nada mais é do que um enorme sanduíche servido em prato e que se come com talheres, pois leva muitos ingredientes como linguiça, salsicha, carne, presunto, entre outros e coberto por queijo derretido e um molho específico e apimentado, também cheio de ingredientes. E, se quiser, curta ainda a noite na cidade em uma das melhores baladas do Porto ou bares no Porto.
– Dia 6 – Porto/Paris
Em seu segundo dia no Porto, conheça a Baixa do Porto, onde fica a Igreja do Carmo, com a fachada decorada com azulejos típicos de Portugal. Por aquela área está também a Torre dos Clérigos, um dos mirantes mais conhecidos da cidade, com 76 m de altura. Se ainda estiver com tempo, conheça também a Catedral da Sé, da qual é possível ter uma vista da parte mais histórica e antiga do Porto. E, na hora do almoço, parta para Paris de avião, para não perder tempo!
Estando em Paris, aproveite para visitar a Place de la Concorde, visitar o Jardin des Tuileries, Champs-Élysées, Arco do Triunfo e a Ile de la Cité, onde se encontram dois dos principais pontos turísticos, um do lado do outro: a Catedral Notre Dame e a Sainte Chapelle. Perto da Catedral de Notre Dame há vários restaurantes, onde você pode aproveitar para lanchar.
Depois, a dica é visitar o Jardim de Luxemburgo e terminar o dia com uma visita à Torre Eiffel, já ao anoitecer, da qual poderá fotografar a vista linda e ainda ter a oportunidade de assistir ao Pôr-do-Sol lá do alto. Aproveite na descida para fotografar a própria torre, que fica linda toda iluminada.
– Dia 7 – Paris
No quinto dia do roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França, dedique a manhã ao Musée D’Orsays, o qual tem pinturas de Van Gogh, Monet e Manet. E reserve a tarde toda para visitar o Museu do Louvre. Se prepare, pois este é o maior museu de Paris, da França e da Europa! Como é um museu muito grande e com muitas obras, dá para ficar a tarde inteira nele, sem pressa, passeando pelas salas e colhendo informações das várias obras expostas em cada andar.
Claro que você pode pular as que não lhe interessarem tanto, mas mesmo assim é um museu bastante recheado de informação e que leva um bom tempo para visitar.
– Dia 8 – Giverny
Neste dia, faça um passeio até a casa de Monet e seus jardins, na região de Giverny. Os franceses e turistas podem descobrir um curioso e belíssimo local: trata-se da casa onde viveu por mais de 40 anos o famoso pintor Monet, incluindo os jardins em que ele costumava pintar. Sinta-se entrando em uma quadro ao visitar esta que é uma das maravilhas da França, na região de Giverny. São diversas obras do artista e áreas verdes belíssimas.
É um lugar indescritível, muito bonito e com uma atmosfera mágica que irá lhe transportar diretamente para os quadros de Monet. Além disso, uma vantagem é que essa cidade fica a apenas 30 minutos da capital francesa, sendo uma ótima opção para um bate e volta rápido.
– Dia 9 – Versalhes
Em seu nono dia de roteiro, faça um bate e volta ao incrível Palácio de Versalhes, que também é enorme e tem muitas salas para visitar. Ele é um castelo real, considerado um dos maiores do mundo. Infelizmente ele não fica em Paris, e sim na cidade vizinha, Versalhes. Mas o acesso é rápido e fácil!
O Palácio de Versalhes é famoso, além de seu imponente edifício, por simbolizar a Monarquia Absoluta, sustentada por Luis XIV. Passeie por suas extensas salas e admire a riqueza do Palácio, como sua sala dos espelhos. Mas não deixe de passear pelo jardim, que é um dos maiores jardins já feitos em Paris e no mundo. Aproveite o dia para conhecer a região de Versalhes que é bem bonita.
– Dia 10 – Paris
Em seu último dia, vá conhecer o Museu Des Invalides, visto e reconhecido de longe por sua enorme cúpula dourada, onde está o túmulo de Napoleão Bonaparte. Perto dele encontra-se a Ponte Alexandre III, repleta de ornamentações e desenhos rebuscados. Um lugar lindo para tirar belas fotos e curtir o clima de Paris!
À tarde dedique-se a fazer um passeio livre. Como sugestão faça um passeio em barco pelo Rio Sena, fotografe bastante e entre em alguma lojinha de suvenirs para comprar lembrancinhas; sem deixar de passar também pela incrível Pont des Arts, famosa pelos cadeados pendurados.
- Qual moeda levar? A moeda em ambos os países, e a única a ser utilizada nessa viagem, é o euro.
- Covid-19: a França reabriu a fronteira a brasileiros vacinados em 2021, portanto, certifique-se de viajar com um certificado das três doses (ou duas, tomadas a menos de 270 dias do embarque).
- Fronteiras: quando se viaja de carro, normalmente, você cruza as fronteiras entre Portugal e França sem precisar parar ou declarar sua mudança de país. O mesmo vale para as viagens de avião, já que esta é considerada uma “viagem doméstica”, dentro da Europa.
Onde ficar em cada cidade?
Para não perder tempo procurando onde ficar em cada uma dessas cidades, indicamos abaixo alguns dos lugares que mais gostamos para economizar:
- Melhor hotel econômico para se hospedar quando estiver em Lisboa
- Melhor hotel econômico para se hospedar quando estiver em Porto
- Melhor hotel econômico para se hospedar quando estiver em Paris
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Agora que você já viu tudo sobre o roteiro ideal de 10 dias por Portugal e França, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.
Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.