Veja o roteiro que criamos para conhecer o Porto em cinco dias, com dicas do que ver e fazer na segunda maior cidade de Portugal e a segunda mais importante depois da capital, Lisboa.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Dia 1 do roteiro de cinco dias no Porto
Em seu primeiro dia no Porto, faça um passeio pelo centro histórico da cidade. Passeie pelas ruas mais comerciais, como o Largo Dr. Pedro Vitorino, onde está a Igreja de São Lourenço, construída para acolher os jesuítas da cidade.
Depois, passe pelo Terreiro da Sé, que como o nome já indica, é onde fica a Sé (a Catedral do Porto), que é um dos monumentos mais antigos de Portugal. Siga seu passeio indo até a Praça de Almeida Garret, onde fica a estação São Bento, conhecida pela decoração em azulejos no seu interior, que contam a história de reis e do que aconteceu ao norte de Portugal.
De lá, vá à Praça da Batalha, onde está a estátua do Rei D. Pedro V, a igreja dedicada ao arcebispo de Toledo (Igreja de Santo Ildefonso) e o Teatro Nacional de São João. Almoce em algum restaurante do centro – há vários com pratos típicos nessa região! – e vá até à Praça D. João I, que presta homenagem ao primeiro rei da dinastia de Avis de Portugal.
Nessa praça está localizado o famoso Teatro Rivoli, inaugurado em 1913. À noite não deixe de experimentar o prato típico do Porto, as francesinhas. Veja onde comer francesinhas no Porto para saber os melhores restaurantes para experimentar a iguaria.
Dia 2 do roteiro de cinco dias no Porto
Comece o segundo dia no Porto indo até à região da Ribeira. No Largo 1º de Dezembro está o Mosteiro de Santa Clara, edifício religioso que foi construído por uma promessa da Rainha Filipa de Lencastre.
Perto dele está a Muralha Fernandina, construída com o intuito de proteger melhor a cidade em 1336. De lá, desça para a parte baixa da Ribeira, ao lado do Rio Douro, através do Funicular dos Guindais. Almoce por lá e depois conheça alguma das caves que a região tem a oferecer. Normalmente as caves têm um preço fixo, com direito a visitação e degustação de alguns vinhos. Mas uma dica que damos, é fazer este tour pelas adegas e vinhos, que pode reservar aqui.
Se quiser, faça também um passeio de barco pelo Rio Douro à tarde, e observe as várias pontes que ligam a cidade do Porto a Gaia. Acima da Praça da Ribeira fica o Palácio da Bolsa, que mantém importantes coleções de arte e vale a visita.
Uma das salas preferidas é o salão árabe, cheio de detalhes e uma decoração luxuosa. À noite, se quiser permaneça pelo centro, jante em algum dos diversos restaurantes que a região oferece ou curta um dos bares no Porto.
Dia 3 do roteiro de cinco dias no Porto
Em seu terceiro dia de roteiro, vá para a Torre dos Clérigos para se despedir do Porto com uma vista incrível de toda a cidade. Para subir, você precisa encarar 250 degraus, mas o esforço vale a pena. Depois de ter essa vista incrível, vá para a Rua das Carmelitas, onde está a famosa e linda Livraria Lello & Irmão. De lá, se dirija à Rua D. Manuel II, um espaço muito verde da cidade, e conheça o famoso Jardim do Palácio de Cristal, que é um dos melhores e mais famosos pontos turísticos da cidade.
Aproveite e faça também um Free Tour do Harry Potter, para ver como a cidade inspirou a autora da saga. Se quiser reservar o tour gratuito, clique aqui.
Na hora do almoço, vá até o Mercado do Bolhão, construído na primeira Guerra Mundial e ponto de interesse dos turistas pela diversidade de produtos frescos e artigos que vende. À tarde, vá até à Rua Miguel Bombarda e divirta-se passeando por lá e visitando as distintas galerias de arte que há por essa rua.
Dia 4 do roteiro de cinco dias no Porto
Antes de terminar o roteiro, vale a pena sair um pouco do Porto e conhecer alguma cidade vizinha. Guimarães, por exemplo, é uma cidade bastante histórica e que fica a apenas 53 km do Porto, ou seja, a visita é quase imprescindível! A cidade preserva sua herança medieval e foi sede do Condado Portucalense, sendo considerada berço de Portugal. Se estiver sem carro, não há problema: basta pegar um trem que sai da Estação de São Bento (outro ponto turístico!) e viajar por cerca de uma hora.
Ou então, pode optar por fazer uma Excursão a Guimarães e Braga, que permite você conhecer as duas cidades com um guia turístico especializado sobre o assunto. Clique aqui para reservar a excursão.
Há muitos pontos turísticos em Guimarães que são bastante interessantes, então dedique o dia à cidade e volte ao final da tarde para aproveitar a última noite em Porto. Quando chegar, jante em um dos renomeados restaurantes da cidade, que são destaques, e à noite, caso queira, vá conhecer a vida noturna agitada em uma balada do Porto. Outra alternativa é ir a uma casa de fado e conhecer um pouco da cultura da ”saudade” portuguesa.
Dia 5 do roteiro de cinco dias no Porto
No último dia em Porto, faça uma última visita pelo centro e conheça algumas das várias igrejas que ficam espalhadas pela cidade. Algumas que valem a pena a visita são a Igreja de Santo Ildefonso e a Capela das Almas de Santa Catarina. Se quiser fazer compras no Porto, aproveite a central Rua de Santa Catarina e divirta-se pelas lojas! Depois, vá até à Muralha Fernandina, uma muralha da época medieval que ainda se conserva, e tire muitas fotos.
Para finalizar o passeio, atravesse a ponte para o lado de Gaia e faça um passeio nas alturas pelo teleférico de Gaia. Você verá tanto esta cidade quando o Porto do alto! É um passeio agradável, com uma perspectiva diferente da cidade, e uma ótima forma de finalizar a viagem.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o roteiro de cinco dias no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o roteiro de cinco dias no Porto.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Agora que você já viu tudo sobre o roteiro de cinco dias no Porto, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.