Saiba aqui o que você pode fazer na ilha da Madeira, um dos locais mais turísticos de Portugal! A ilha é belíssima e tem dezenas de opções de passeios para casais, famílias, amigos e aventureiros que viajam sozinhos. Confira:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
1. Pico do Areeiro na Ilha da Madeira
O Pico do Areeiro é o terceiro pico mais alto da ilha, com 1.818 metros de altura, e um dos mais incríveis de se visitar. A sensação é de estar no céu! Nele você encontrará uma cafeteria e uma loja com lembrancinhas e souvenires típicos da Ilha da Madeira. O pico é acessível de carro, até seu topo, o que facilita bastante a subida.
Desde o alto do Pico do Areeiro é possível ver alguns pontos turísticos da Ilha da Madeira, como o Curral das Freiras, a Ilha de Porto Santo e a Ponta de São Lourenço. Por ser uma área muito alta, no inverno é frequente haver neve no pico, o que não impede as visitas turísticas. Outra dica é aproveitar o horário do pôr-do-Sol para admirar a paisagem. O fenômeno do Sol se pondo já é incrível visto em qualquer parte do mundo, mas no Pico do Areeiro a sensação é incrível e a paisagem fica ainda mais linda.
2. Pico Ruivo na Ilha da Madeira
O Pico Ruivo é o pico mais alto da Ilha da Madeira, e seu topo só pode ser alcançado a pé, geralmente a partir do Pico do Areeiro após uma caminhada extenuante, ou da Achada do Teixeira por um trilho mais curto e mais fácil. São 1.861 metros de altura! É um local belíssimo, onde você também se sente acima das nuvens!
- É possível ir do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo, através de uma parte que tem um caminho pedestre, mas a trilha dura três horas e atravessa alguns túneis. Se você tiver boa preparação física e for aventureiro, é uma trilha! Mas subir ao Pico do Areeiro já é ótimo!
3. Cabo Girão na Ilha da Madeira
Cabo Girão é uma montanha enorme e muito íngrime localizada a oeste de Funchal, com aproximadamente 590 metros de altura. Desde essa grande montanha, chamada de Cabo Girão, a vista é magnífica, sendo possível ver Funchal inteira (capital da Ilha da Madeira), a Câmara de Lobos e claro, a imensidão do mar.
Lá no alto há um mirante, de onde parte o teleférico até uma praia, com chão de vidro – e quando se olha para baixo são quase 590 metros de queda livre!
4. Teleférico do Monte e Jardim
Suba o Teleférico do Monte, que fica em Funchal, na capital, para ter uma bela vista da cidade e do mar. Ele liga a parte antiga da cidade ao Monte da Cidade, com um passeio de mais ou menos 15 minutos de duração e de onde se tem uma vista panorâmica.
Depois de subir o teleférico, você poderá conhecer o Jardim Botânico, que é um jardim enorme e exótico para você passear por meio de cenários lindos – que ficam ainda mais lindos no verão! O jardim tem uma área de 70 mil m2, com plantas dos quatro cantos do mundo. Também tem estruturas para você passear pelo meio de árvores e por cima de lagos.
5. Cascata dos Anjos
Uma vez na Madeira, não deixe de conhecer a Cascata dos Anjos, uma cachoeira dramática que cai de um penhasco e cai em uma estreita estrada, por onde os carros passam. É comum ver pessoas que estacionam ao lado e vão até à cascata para passar por debaixo dela, e até para fazer um pedido de casamento!
6. Casas de Santana
Outro cartão-postal da Madeira são as casas com telhados cobertos de palha e flores. Elas ficam na zona de Santana, a norte da ilha, e rende fotos maravilhosas. Originalmente essas casas guardavam os produtos agrícolas, e eram habitadas.
7. Piscinas de Porto Moniz
Grandes cartões-postais da ilha, as piscinas de Porto Moniz são estruturas em meio às rochas que são “enchidas” com a água do mar que bate! É incrível aproveitar os dias mais quentes em um local como este, se refrescando em uma paisagem super bonita.
8. Ponta de São Lourenço
A Ponta de São Lourenço é uma longa península que em um dos extremos da ilha da Madeira, e que termina no ilhéu do Farol. Para chegar à ponta, é preciso fazer uma trilha lindíssima e que vale a pena.
9. Mercado dos Lavradores
Este é um local incrível para comprar alimentos, frutas, bebidas e temperos típicos da ilha. São frutas tropicais e coloridas incríveis, incluindo o famoso maracujá-banana da Madeira, e também a poncha de madeira. É um local incrível de se conhecer.
10. Museu do Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo nasceu na Ilha da Madeira e é um orgulho para a população. Por isso, lá você encontrará o museu do jogador! Ele abriu em 2013 sob o nome Museu CR7, e compila mais do que as centenas de medalhas e Cristiano recebeu. Há duas estátuas de cera, feitas à escala, em tamanho real, equipamento da selecção nacional e da Juventus, camisetas, chuteiras, paredes cobertas com as lembranças que os fãs de todo o mundo lhe enviam e muito mais.
11. Corrida de carros de cestos
Outro passeio típico da Madeira são os com “carreiros do monte”, que preservam um meio de locomoção que surgiu no início do século XIX pelos residentes locais, que queriam chegar o mais rápido possível à cidade do Funchal.
Atualmente é uma atracção turística que mantém os carrinhos antigos, feitos em vime e empurrados por dois condutores, os “carreiros”, que se vestem de branco e usam chapéus de palha. O passeio começa abaixo dos degraus da Igreja do Monte e acaba no terminal do Livramento. E eles tiram foto sua durante o passeio, que pode ser comprada no final!
12. Beber poncha e comer lapas e trutas
Comidas e bebidas típicas da Madeira! Se quiser se aprofundar no turismo pela ilha, não deixe de provar a poncha, uma bebida alcoólica feita com um maracujá especial da ilha, além das lapas grelhadas e peixes truta.
13. Curral das Freiras
Em 1566, um ataque de piratas teria levado um grupo de freiras do Convento de Santa Clara a fugir com o tesouro do convento para um refúgio neste vale profundo, que ficou conhecido como Curral das Freiras ou Vale das Freiras.
Trata-se um local lindo, cheio de casinhas rodeadas por enormes montanhas e com plantação de variadas árvores de fruto, como laranja, limão, ginja, cereja, ameixas e especialmente castanhas. Em novembro há até uma festa especial para as tais castanhas da região, em que se come broas, bolos, sopas, licores e compotas dela.
- Para ver o curral de cima, vá ao Miradouro Eira do Serrado.
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer na ilha da Madeira, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer na ilha da Madeira.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer na ilha da Madeira, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.
Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.