Veja como é e o que fazer no inverno em Coimbra, com dicas de passeios, atividades, museus e muita gastronomia, para você aproveitar o melhor da estação e da cidade!
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Como é o clima de inverno em Coimbra?
O inverno, apesar de ser uma estação fria, é muito tranquilo em Coimbra. De janeiro a março, as temperaturas vão aumentando gradualmente, com as máximas indo de 14ºC a 17º, e as mínimas de 6ºC a 8ºC. A chuva é mais intensa em dezembro, com média de 11 dias de chuva no mês; em março, já cai para 8 dias no mês.
O que levar na mala de inverno para Coimbra?
Casacos pesados, roupas de lã e sapatos que protegem! Lembre-se de manter os pés secos, usar luvas, cachecóis e gorros de qualidade. O frio não é brincadeira no inverno de Portugal! Você também pode comprar roupas por lá, já que a oferta e preços costumam ser melhores. Lojas como a Lefties e Decathlon são boas opções, com bons preços!
O que aproveitar no inverno em Coimbra:
1. Visitar a Universidade de Coimbra
A primeira dica de o que fazer no inverno em Coimbra é visitar a Universidade de Coimbra, que é a mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Foi em 1290, que o documento que dava início à Universidade foi reconhecido pelo Papa Nicolau IV. Hoje em dia, a Universidade de Coimbra possui cerca de 20 mil estudantes e é considerada uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal.
Inclusive foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2013. Ao ser um lugar tão importante para a cidade, é claro que a visita a este local não se resume apenas ao inverno. Mas se for viajar nessa estação, a Universidade é um dos pontos turísticos que não pode ficar de fora de seu roteiro!
2. Conhecer a Biblioteca Joanina em Coimbra
O passeio pela Universidade de Coimbra não se resume apenas à faculdade em si. É no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que fica a famosíssima biblioteca Joanina. Outro ponto turístico da cidade muito indicado para visitar no inverno em Coimbra, já que é um lugar coberto e onde nã sentirá frio nem chances de se molhar caso esteja chovendo.
Ela pertence ao século XVIII e possui um estilo rococó. É considerada uma das bibliotecas mais espetaculares da Europa e do mundo, principalmente no que se refere ao estilo barroco. O lugar ainda é utilizado para concertos, exposições e fins culturais. É um excelente passeio para fazer nessa estação.
3. Visitar os Mosteiros de Coimbra
Há dois importantes mosteiros em Coimbra, um dos quais, por sua vez, se divide em dois. O primeiro é o Mosteiro de Santa Cruz, que foi fundado em 1131 pela Ordem de Santo Agostinho e apoiado por D. Afonso Henriques e D. Sancho I. O legal de visitar esse mosteiro, além da história, é que é nesse mesmo local que estão sepultadas essas duas figuras da história portuguesa: D. Afonso e D. Sancho.
O outro mosteiro de Coimbra e lugar indicado para quem procura o que fazer no inverno em Coimbra é o Mosteiro de Santa Clara, que se divide em Convento de Santa Clara a Velha e Santa Clara a Nova (também chamado de Convento Rainha Santa Isabel).
O primeiro fica na margem esquerda do rio e representava a grande influência da Ordem dos Frades Menores na Corte Portuguesa. No entanto, devido a alagamentos e abandono, teve de ser substituído pelo Novo. Esse novo convento foi erguido no século XVII e era o local de clausura franciscana. Ainda é possível visitá-lo, já que hoje em dia funciona como espaço cultural e museu.
4. Visitar o parque Portugal dos Pequenitos em Coimbra
Se você vai viajar com crianças para a cidade, uma das dicas de o que fazer no inverno em Coimbra (ou em qualquer outra época) é visitar o parque temático Portugal dos Pequenitos. Trata-se de um parque a céu aberto que retrata todos os monumentos, pontos turísticos e cidades mais importantes e turísticas de Portugal em miniatura. Isso permite uma maior proximidade com as crianças, que veem de perto cada atração e se interessam pela história de cada ponto de interesse.
O Parque Portugal dos Pequenitos se divide em várias áreas temáticas, como a Portugal Monumental, onde estão os principais monumentos de Portugal; Países de Expressão Portuguesa, com representações de países de língua portuguesa, como o Brasil e países africanos; Portugal Insular, com representação dos pontos turísticos das ilhas do Açores e Madeira; dentre outras áreas típicas portuguesas.
Só precisa ficar atento à previsão de chuva, pois o lugar é majoritariamente aberto (tirando as miniaturas nas quais as crianças conseguem entrar) e passear por lá com um tempo mais desagradável não valerá a pena.
5. Aproveitar a culinária de Coimbra
Experimentar os pratos típicos da culinária portuguesa é sempre uma excelente forma de conhecer a cultura do país. Por isso, não deixe de ter boas refeições e dedicar tempo à alimentação. No inverno, há muitas comidas que são ainda melhores; mais pesadas e que mantêm o corpo quente.
Tais como cozido à portuguesa, arroz de polvo, sopas, entre outras. Ha vários restaurantes em Coimbra muito bons a elaborarem esses pratos, mas um dos que mais recomendamos é o Restaurante Arcadas, que fica debaixo das arcadas da antiga Capela da Quinta das Lágrimas. É um restaurante bastante prestigiado e com muita fama, que inclusive ganhou uma estrela Michelin. Aproveite a comida e a vista!
6. Passear pela Sé de Coimbra
Outro passeio para quem vai viajar no inverno para Coimbra é conhecer a Nova Sé de Coimbra, que fica no Largo da Feira e é a sede da Diocese de Coimbra. Fica perto da Universidade de Coimbra, e em 1541 foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas, quando eles se instalaram em Coimbra, nesse ano.
Sua arquitetura foi influenciada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa. Como é um lugar fechado, é ideal para ser visitada no inverno e dedicar um bom tempo a ela.
7. Visitar os museus de Coimbra
Por fim, para aqueles dias em que a chuva não der uma trégua e não conseguir passear tão livremente pela cidade, a dica é dedicar esse dia a conhecer os museus de Coimbra. E se quiser dicas mais específicas de quais visitar, indicamos dois: o Museu Nacional de Machado de Castro e o Museu da Água em Coimbra. O primeiro é um dos principais museus do país e se destina ao acervo da arte antiga de Portugal, contribuindo para a divulgação da cultura e desenvolvimento de manifestações artísticas.
O museu conta com quase cem anos de existência e foi fundado por António Augusto Gonçalves. Há coleções de arqueologia, escultura, ourivesaria, joalharia, têxteis, desenhos, pinturas, entre outras. Já o Museu da Água foi inaugurado no dia 22 de Março, no mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial da Água.
É um museu com quase 10 anos de existência e que se dedica a ensinar e a aproximar a todos da temática ambiental, fazendo uma reflexão sobre o uso da água, conservação, desenvolvimento sustentável e também se especifica na biodiversidade do Rio Mondego.
8. Visite a Serra da Estrela
Se tiver tempo extra de viagem e quiser, viaje ainda mais para o norte e vá para a Serra da Estrela. Lá você não só poderá ver neve e esquiar, como provará o autêntico e premiado queijo da Serra da Estrela, super cremoso!
- Veja também a nossa matéria sobre como é e o que fazer no verão de Coimbra.
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no inverno em Coimbra, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer no inverno em Coimbra.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no inverno em Coimbra, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.
Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.