Veja o que fazer em Coimbra, com dicas de pontos turísticos a visitar e passeios imperdíveis para fazer em uma das cidades mais importantes do país. Coimbra foi a primeira capital de Portugal, entre 1139 e 1255 e por isso ainda conserva ares medievais. Muitas pessoas que fazem o roteiro de carro por Portugal passam por lá.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
1. Visitar a Universidade de Coimbra
Se foi a partir da Universidade de Coimbra que a cidade ficou conhecida mundialmente, então comece por visitar a universidade. Ela fica na parte alta de Coimbra, que antigamente era fortificada pela ocupação dos Mouros.
Foi nessa época que se começou a construir o Paço das Escolas, que inclui visitas à Biblioteca Joanina, Capela São Miguel e outros monumentos, como a Torre da Universidade, de onde se tem uma vista panorâmica de Coimbra. A Universidade de Coimbra é um lugar bem legal e que vale a pena visitar, ainda mais por ser gratuita.
- Horário de funcionamento: 24 horas.
A Biblioteca Joanina, em particular, fica no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pertence ao século XVIII. De estilo rococó, é considerada uma das bibliotecas mais espetaculares da Europa e do mundo, principalmente no que se refere ao estilo barroco. O lugar ainda é utilizado para concertos, exposições e fins culturais.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h40 às 16h40; exceto feriados.
2. Ir à Quinta das Lágrimas em Coimbra
A Quinta das Lágrimas fica dentro de um luxuoso hotel, cujos jardins podem ser visitados. Conta a lenda que foi na Quinta das Lágrimas que Dona Inês de Castro foi assassinada, a mando do Rei D. Afonso IV. É um passeio bem legal de fazer se tiver a chance, e que vai render bonitas fotografias. Fica na Rua António Augusto Gonçalves.
3. Conhecer Portugal dos Pequeninos em Coimbra
Portugal dos Pequeninos é um mini-mundo para as crianças e também adultos. O recinto traz miniaturas de monumentos importantes, casas e toda uma cidade montada. As réplicas dos monumentos portugueses são feitas à perfeição. Um lugar bem legal e que vale a pena incluir na lista de pontos turísticos de Coimbra para conhecer, principalmente se estiver com crianças.
- Ingresso: 10,50 euros para adultos. 6,50 euros para crianças dos 3 aos 13 anos. Há descontos para famílias.
- Horário de funcionamento: de 1 de Janeiro a 28/29 de Fevereiro e de 16 de Outubro a 31 de Dezembro, das 10h às 17h. De 1 de Março a 15 de Outubro, das 10h às 19h.
4. Entrar na Sé de Coimbra
A Nova Sé de Coimbra fica no Largo da Feira e é a sede da Diocese de Coimbra. Fica perto da Universidade de Coimbra, e em 1541 foi a Igreja do Colégio dos Jesuítas, quando eles se instalaram em Coimbra, nesse ano. Sua arquitetura foi influenciada pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, das 10h às 18h. Aos domingos, das 11h às 17h.
5. Ir ao Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra
O Mosteiro de Santa Cruz fica na Baixa Medieval e chama a atenção entre as ruelas do bairro. Foi fundado em 1131 por padres da ordem de Santo Agostinho e fazia parte de uma ordem religiosa muito poderosa em Coimbra. É dentro do Mosteiro de Santa Cruz que fica o túmulo de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.
- Ingresso: 3 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 16h30. Aos sábados, ele fecha entre 12h30 e 14h. Aos domingos, funciona das 14h às 17h.
6. Ir ao Mosteiro de Santa Clara a Nova
Também conhecido como Convento da Rainha Santa Isabel, fica em Santa Clara, no distrito de Coimbra. Foi erguido durante o século XVII substituindo o antigo mosteiro medieval de Santa Clara a Velha, que foi vítima das inundações do Rio Mondego.
Não era um convento, e sim um verdadeiro mosteiro de clausura franciscana. Hoje em dia o Mosteiro é um espaço cultural, com museu, auditório, sala de exposições e um importante ponto turístico de Coimbra.
- Horário de funcionamento: de maio a setembro das 10h às 19h e de outubro a abril das 10h às 17h.
7. Viajar até Conímbriga
É uma das maiores áreas de vestígios da população romana em Portugal. Fica perto de Coimbra e foi considerada Monumento Nacional há alguns anos. A povoação de Conímbriga existiu à época da Invasão romana da Península Ibérica e fica a 16 km de Coimbra. Há também um museu local, chamado Museu Monográfico de Conímbriga, no qual há vários artefatos encontrados nas escavações arqueológicas locais.
- Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h; exceto feriados.
Passeio completo por Coimbra
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Coimbra, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer em Coimbra.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer em Coimbra, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.