Saiba o que fazer em Braga, uma cidade que fica no norte de Portugal e é muito importante para o país em termos de cultura, história e ensino:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Dica: Excursão a Guimarães e Braga
Se estiver no Porto e quiser conhecer Braga, uma ótima dica é aproveitar a Excursão a Guimarães e Braga, que são cidades ricas em história que valem a visita. Com este ingresso, você fará uma excursão a ambas as cidades, visitando o Castelo de Guimarães, o Palácio dos Duques, a Sé de Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte. Se quiser, adquira seu ingresso aqui.
1. Subir o Santuário do Bom Jesus do Monte
O Santuário do Bom Jesus do Monte fica na freguesia de Tenões, em Braga, e é conhecido também por simplesmente ”Santuário de Braga”. O santuário é dedicado ao Senhor Bom Jesus e é um complexo formado por uma igreja, uma escadaria em formato de Via Sacra, um parque, um funicular e alguns hotéis. Este santuário serviu de inspiração para outros santuários do mundo, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Minas Gerais, no Brasil. Em 1970 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e em 2015 foi elevado a basílica-menor.
2. Visitar a Sé de Braga
A Sé é a Catedral da Braga e fica na freguesia de mesmo nome, na Sé. É a sede do bispado que foi fundado por São Tiago Maior, e um dos principais pontos turísticos da cidade. Seguindo essa origem apostólica, a Sé é considerada a Sacrossanta Basílica Primacial de toda a península Ibérica. É considerada um dos centros de irradiação episcopal mais importantes do país, além de um importante templo românico. Possui ainda sua própria liturgia.
3. Visitar o Mosteiro de Tibães
O Mosteiro de Tibães, ou Mosteiro de São Martinho de Tibães, fica na freguesia chamada Mire de Tibães, em Braga. O mosteiro é formado pela Igreja de Tibães e o Cruzeiro e Tibães. Fundado no século XI, o mosteiro foi mandado edificar por Paio Guterres da Silva e ocupado pela congregação Beneditina. Com a extinção das ordens religiosas masculinas em 1834, o mosteiro foi vendido, menos a igreja, sacrista e claustro do cemitério. Foi mantido privado até 1986, quando o Estado Português o adquiriu.
4. Passar pelo Paço Arquiepiscopal Bracarense
O Paço Arquiepiscopal Bracarense é outro importante ponto turístico e fica na Sé, bem no centro de Braga. Trata-se do palácio dos arcebispos de Braga que, ao longo dos anos e séculos, resultou em um enorme e incrível conjunto arquitetônico. O conjunto do Largo do Paço se divide em três alas: a ala poente, erguida por D. Agostinho de Jesus, a ala nascente e a ala norte, ambas edificadas por D. Rodrigo de Moura Teles.
5. Conhecer o Palácio do Raio
O Palácio do Raio, também chamado de Casa do Mexicano, fica em São José de São Lázaro, em Braga. Logo na fachada é possível notar a exuberância da decoração. No final do século XIX foram adicionados os azulejos, dando o tom azul à fachada. O palácio foi erguido em 1754 a pedido de João Duarte de Faria, um comerciante de Braga. Em 1853, o palácio foi vendido a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro – de onde surgem os dois nomes do palácio.
6. Ir até o Santuário do Sameiro
O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro fica em Braga e foi fundado pelo Padre Martinho António Pereira da Silva, em 1863. É um santuário mariano e, no topo, fica uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, criado a pedido do próprio padre. A Nossa Senhora do Sameiro está representada em uma imagem no altar principal do santuário, sendo que a escultura foi esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX. Este é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Braga.
7. Conhecer as termas romanas de Maximinos
As termas romanas de Maximinos, também chamadas de Alto da Cividade e Colina dos Maximinos, ficam localizadas em Braga, na freguesia Civicidade. Essas termas romanas foram descobertas em 1977, através de escavações arqueológicas. As termas públicas, na época romana, eram edifícios grandes e preparados para possibilitar banhos aos visitantes e habitantes da cidade. Havia uma série de regras para esses banhos, como começar untando o corpo com óleos e fazer alguns execícios. As termas foram classificadas como Monumento Nacional.
8. Passar pelo Arco da Porta Nova
O Arco da Porta Nova em Braga fica no centro da cidade, na Sé, e foi uma das portas das muralhas da cidade, inaugurada em 1512 na época do Arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa. Ela já teve remodelações e o formato atual data de 1772, por iniciativa de D. Gaspar de Bragança, outro arcebispo. Ela foi considerada Monumento Nacional em 1910.
9. Visitar o Palácio dos Biscainhos
O Palácio dos Biscainhos em Braga fica no centro da cidade e foi erguido no século XVII, sendo modificado com o passar dos anos. O palácio pertencia aos condes de Bertiandos e à filha deles, a viscondessa de Paço de Nespereira. Em 1949 foi declarado Imóvel de Interesse Público.
10. Conhecer os museus em Braga
Há vários museus em Braga, dedicados a diversas temáticas como vestígios romanos, coleções de arte, entre outras. O Museu dos Biscainhos é um dos mais famosos. Trata-se de uma exposição permanente de artes decorativas (mobília, cerâmica, gravuras, metais, entre outros). Ele fica dentro do Palácio de mesmo nome, local de residência dos condes de Bertiandos. Outro museu importante na cidade é o Museu D. Diogo de Sousa, que se dedica à arqueologia e foi criado em 1918.
11. Fazer compras em Braga
Se você quer fazer compras em Braga, saiba que também é possível. Por ser uma cidade universitária e muito turística, há um grande shopping e ruas típicas cheias de lojas de souvenirs. A rua principal de compras é a Avenida da Liberdade, que fica bem no centro histórico e tem muito movimento o ano inteiro. Mas se você quer encontrar tudo em um só lugar, então a dica é ir até o Braga Parque. O Braga Parque é um shopping que foi inaugurado em 2007, sendo portanto recente e um projeto muito moderno que deu uma nova cara à cidade.
12. Fazer um bate e volta para Gerês
Se tiver algumas horas livres em Braga, aproveite para ir até o Parque Nacional Peneda-Gerês em Portugal, o único Parque Nacional do país e é o ponto mais ao norte de Portugal. O parque é enorme e faz parte de uma cordilheira. Ele foi criado em 1971 graças ao interesse científico, tanto nacional quanto internacional, de proteger o solo, água, flora, fauna e preservar esses recursos naturais e valorizá-los. Além de visar o turismo e a educação.
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Braga, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer em Braga.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.
Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.