Veja como é e o que fazer no verão em Braga, com dicas de passeios, atividades, museus e muita gastronomia, para você aproveitar o melhor da estação e da cidade!
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Como é o clima de verão em Braga?
O verão vai de junho a setembro e é uma época ótima para visitar a cidade de Braga! As temperaturas aumentam, chegando aos 24ºC, e os dias são ensolarados, ótimos para aproveitar diversos passeios da cidade. Quase não há chuva, sendo julho o mês mais seco do ano.
- Dica extra: os dias são bastante longos no verão. Nos “maiores dias”, você verá sol até às 21h! Isso é ótimo para passear até tarde.
- Atenção aos preços: eles sobem bastante nesta época, pois é quando o país está mais lotado. Você pegará mais filas e serviços um pouco mais devagar.
O que levar na mala de verão para Braga?
Roupas leves, como vestidos, saias, shorts e chapéus. Porém, leve também ao menos um agasalho, já que mesmo no verão pode ventar bastante à noite! E não se deixe levar pelo clima: leve sandálias, mas leve também tênis e calçados confortáveis para poder andar o dia todo.
O que aproveitar no verão em Braga:
1. Passear pelo centro de Braga
Aproveite o bom tempo para caminhar ao ar livre e desvendar o centrinho de Braga! O centro de Braga é ao mesmo tempo o centro histórico e turístico, uma vez que é lá que ficam alguns dos monumentos mais antigos e importantes da cidade. No centro fica a Praça da República, também chamada de Arcada.
A praça foi aberta no final da Idade Média e o nome ”Arcada” se deve à iniciativa de D. Rodrigo de Moura Teles, que ergueu ali uma grande arcada em 1715. No centro histórico da cidade fica também o Jardim de Santa Bárbara, um jardim público e onde fica uma fonte que remonta ao século XVII, pertencente ao Convento dos Remédios e é encimada pela estátua da Santa Bárbara.
2. Conhecer o Santuário do Bom Jesus do Monte e o Sameiro
O famoso Santuário do Bom Jesus do Monte é uma igreja linda em Braga e fica próximo de outro Santuário incrível, chamado de Santuário de Nossa Senhora do Sameiro. O primeiro se dedica ao Senhor do Bom Jesus e além da igreja, conta com uma Via Sacra. Foi elevado a basílica-menor em 2015. O segundo Santuário é dedicado à Nossa Senhora da Conceição e foi começado a construir em 1863. São passeios imperdíveis e que, por estarem numa altitude maior e descoberta, são evitados no inverno.
3. Passear pelo Mosteiro de Tibães
O Mosteiro de São Martinho de Tibães, conhecido por simplesmente Mosteiro de Tibães, foi construído no século XVII e inclui a Igreja de Tibães e o Cruzeiro de Tibães. O mosteiro foi fundado no século XI, sendo em XII reedificado e ocupado pela congregação Beneditina.
No século XVI se tornou a casa da Ordem para Portugal e Brasil. Os edifícios que se vêm hoje forma apenas edificados nos séculos XVII e XVIII e em 1944 foi classificado como Imóvel de Interesse Público.
4. Eventos de verão em Braga
Em junho, há dois eventos muito marcantes que acontecem em Braga. Se estiver viajando nessa época, não perca! O primeiro é no dia 24, que é a Festa de São João em Braga, quando as ruas são tomadas por cores, músicas e pessoas comendo alimentos típicos da época e bebendo. O segundo, cuja data varia de ano a ano, é o Hopen – Braga Beer Festival, um festival de cerveja com mais de 150 cervejas diferentes, shows, festas e lançamentos de novos produtos!
5. Viajar até Gerês
Uma vez no norte de Portugal, no verão, vale a pena reservar ao menos um dia para conhecer Gerês, um parque nacional com lagoas belíssimas! Ele fica a três horas de carro de Bragança, mas garantimos que vale a viagem.
O parque foi criado em 1971 graças ao interesse científico, tanto nacional quanto internacional, de proteger o solo, água, flora, fauna e preservar esses recursos naturais e valorizá-los. Além de visar o turismo e a educação. A flora é muito presente em toda a extensão do parque, havendo muitos exemplares de carvalhos, azevinhos, medronheiros, entre outros. No topo das montanhas a flora é mais escassa, devido ao clima mais rígido e à ação do homem.
- Veja também a nossa matéria sobre como é e o que fazer no inverno de Braga.
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre como é o verão em Braga, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre como é o verão em Braga.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Agora que você já viu tudo sobre como é o verão em Braga, uma dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.
Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.