Veja por que e como visitar o complexo do Palácio Nacional de Mafra, um dos principais pontos turísticos de Portugal, composto por um palácio, um convento e uma basílica:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Por que visitar o Palácio Nacional de Mafra?
O Palácio Nacional de Mafra é um lugar incrível e que impressiona por sua grandiosidade e importância histórica. Ele foi erguido a pedido de João V no século XVIII após prometer à sua mulher, Maria Ana de Áustria, que construiria um mosteiro em troca de esta lhe dar herdeiros. Nasceu assim o convento franciscano, também chamado de Real Convento de Mafra.
No entanto, após a conquista do Brasil e com a entrada dos portugueses na chamada “época de ouro”, o convento fez com que nascesse também um palácio real, uma obra do arquiteto Johann Friedrich Ludwig. Mas, com a chegada da República, o palácio foi perdendo sua função até se tornar Monumento Nacional (em 1907) e aberto ao público, como é hoje.
Como é a visita ao Palácio Nacional de Mafra
O Palácio Nacional está localizado em Mafra, uma cidade do distrito de Lisboa, a aproximadamente 25 km da capital. Graças a diversos trabalhos de restauração, hoje em dia é possível visitá-lo em perfeito estado – tanto o palácio, quanto o antigo convento, a basílica (com seus órgãos, tocados aos domingos para os visitantes), a sua biblioteca (com mais de 40.000 exemplares, na ala do convento – a mais bonita), um hospital e uma farmácia.
É uma verdadeira imersão na história e cultura de Portugal, bem como no estilo barroco. E, ao final da visita, ainda há uma loja que vende réplicas de peças da coleção, porcelanas, vidros e cristais, pratas e casquinhas, jóias, postais, publicações etc.
- Tempo de visitação: a visita leva em torno de 1h30 a 2 horas.
Horários e preços da visita ao Palácio Nacional de Mafra
A visita ao Palácio Nacional de Mafra pode ser feita todos os dias, com exceção de terças-feiras, das 9h30 às 17h30 (última entrada às 16h45). Também há missas na Basílica de Mafra de terças-feiras a sábados, às 18h00, e domingo às 11h30. O ingresso custa 6 € e crianças menores de 12 anos não pagam.
Como chegar ao Palácio Nacional de Mafra?
Se você está hospedado em Lisboa e pretende ir de carro, a melhor forma é pegar a A8 e depois a saída para a A21 (Mafra/Ericeira). Há estacionamentos ao redor do Palácio. Para quem prefere ir de transporte público, há ônibus da empresa Mafrense que partem desde Lisboa (Campo Grande), Ericeira e de Sintra (ao lado da estação ferroviária). O endereço do Palácio é Terreiro Dom João V.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o Palácio Nacional de Mafra em Portugal, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?
Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.
Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o Palácio Nacional de Mafra em Portugal.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal
Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.
Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.