Braga

6 coisas gratuitas para fazer em Braga

6 coisas gratuitas para fazer em Braga

Descubra 6 coisas gratuitas que você pode fazer durante sua viagem por Braga, ao norte de Portugal!

"Free tour" por Braga

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.

1. Subir o Santuário do Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte fica na freguesia de Tenões, em Braga, e é conhecido também por simplesmente ”Santuário de Braga”. O santuário é dedicado ao Senhor Bom Jesus e é um complexo formado por uma igreja, uma escadaria em formato de Via Sacra, um parque, um funicular e alguns hotéis. Este santuário serviu de inspiração para outros santuários do mundo, como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Minas Gerais, no Brasil. Em 1970 foi classificado como Imóvel de Interesse Público e em 2015 foi elevado a basílica-menor.

Santuário do Bom Jesus do Monte

2. Passear pelo Jardim de Santa Bárbara

Ideal para passear, tirar fotos e ver as coloridas flores do local! E é neste jardim que você encontrará a Ala Medieval do Paço Episcopal Bracarence! Ele tem uma organização geométrica, com candeeiros antigos e bancos de granito.

Paço Arquiepiscopal Bracarense em Braga

3. Ver o pôr do sol no Santuário do Sameiro

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro fica em Braga e foi fundado pelo Padre Martinho António Pereira da Silva, em 1863. É um santuário mariano e, no topo, fica uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, criado a pedido do próprio padre. A Nossa Senhora do Sameiro está representada em uma imagem no altar principal do santuário, sendo que a escultura foi esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX. Este é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos de Braga.

Santuário do Sameiro em Braga

4. Ver o Palácio do Raio

O Palácio do Raio, também chamado de Casa do Mexicano, fica em São José de São Lázaro, em Braga. Logo na fachada é possível notar a exuberância da decoração. No final do século XIX foram adicionados os azulejos, dando o tom azul à fachada. O palácio foi erguido em 1754 a pedido de João Duarte de Faria, um comerciante de Braga. Em 1853, o palácio foi vendido a Miguel José Raio, visconde de São Lázaro – de onde surgem os dois nomes do palácio.

Palácio do Raio em Braga

5. Passear pelo jardim dos Biscainhos

O Palácio dos Biscainhos em Braga fica no centro da cidade e foi erguido no século XVII, sendo modificado com o passar dos anos. O palácio pertencia aos condes de Bertiandos e à filha deles, a viscondessa de Paço de Nespereira. Em 1949 foi declarado Imóvel de Interesse Público, e seus jardins podem ser visitados de maneira gratuita.

Palácio dos Biscainhos em Braga

6. Fazer um “free tour” por Braga

Uma dica bem legal de passeio gratuito em Braga é o “Free Tour”. Algumas empresas oferecem esses passeios, que são totalmente gratuitos, em que um guia faz uma excursão pela cidade explicando tudo em detalhes. O tour é gratuito, mas no final quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia (então o valor da gorjeta fica a critério de cada um). É uma forma bem legal e barata de conhecer melhor a história do lugar, normalmente por um nativo.

No site que usamos para comprar os passeios e ingressos de Braga há dois passeio nesse estilo “free”: um de 1h30 focado só no Santuário do Bom Jesus, e outro que dura 2h30 e é feito com um guia que dá toda a explicação em português sobre os principais monumentos e a história da cidade, enquanto você os vê.

Inverno em Braga

Para fazer esses tours basta entrar nesse site. É o maior site de passeios do mundo, e onde sempre compramos e encontramos os melhores preços! E, claro, existem vários passeios gratuitos por Braga, mas também há passeios imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro e são pagos.

A dica é sempre comprar com antecedência, que sai mais barato. E nesse site que indicamos acima, por exemplo, a cobrança é feita em reais e pode ser feita até por PIX – o que é ótimo, pois você não paga os 6,3% de IOF que pagaria comprando lá na hora ou em outro site internacional. Assim, você já vai economizar bastante. O passeio pago que mais recomendamos é o da excursão ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Muito mais dicas de Portugal no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre as 6 coisas gratuitas para fazer em Braga, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Mulher olhando janela de avião

Como usar seu celular à vontade em Portugal e na Europa?

Poder usar seu celular em Portugal e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro.

Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre as 6 coisas gratuitas para fazer em Braga.

Casal olhando celular

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Portugal

Uma outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas em Portugal são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto

Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!

Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!

Palácio da Pena em Sintra, Portugal

Veja outras matérias imperdíveis de Portugal:

O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Onde ficar em Porto: Melhores regiões para se hospedar em Porto.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.