Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Portugal. Dicas sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, cidades mais visitadas, roteiros e tudo que você precisa saber para planejar sua viagem a Lisboa.
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem a Lisboa e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.
1. Dicas de quando viajar para Portugal
A alta temporada em Portugal ocorre no verão, entre os meses de junho, julho e agosto, e nas festas de fim do ano, entre os meses de dezembro e janeiro. Durante esses meses, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros em toda a Europa, já que abrangem as férias escolares e as festividades de Natal e Ano-Novo.
Por isso, há muito mais turismo no país nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se quiser conhecer Portugal com mais tranquilidade e sem gastar tanto, procure viajar em meses de baixa temporada, que citaremos abaixo, quando tudo é mais barato e vazio.
Imperdível no verão em Portugal: Algarve
Se você estiver viajando para Portugal no verão, não deixe de conhecer a região do Algarve, que é o extremo sul do país. É lá que estão algumas das praias mais lindas do mundo, com água fresca para você se refrescar nos dias quentes. O Algarve é visado por muitos europeus durante o verão, e é uma viagem realmente imperdível!
Se estiver viajando com Lisboa e com pouco tempo livre para ir até o Algarve (que leva cerca de 2h30 de carro), vá pelo menos até as regiões da Costa da Caparica e da cidade de Setúbal, que ficam na margem sul do Rio Tejo, bem pertinho!
Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:
- 01/01: Ano Novo (feriado)
- Todo o mês de junho: Arraiais em Lisboa
- 10/06: Dia de Portugal (feriado)
- 11/06: Corpo de Deus (feriado)
- 13/06: Festa de Santo António em Lisboa
- 23 a 24/06: São João do Porto (no mesmo estilo da Festa de Santo António)
- Determinadas datas do mês de julho: Mercado Medieval de Óbidos
- Festivais de julho: julho é um mês cheio de festivais, especialmente de música, já que é verão. Alguns deles são o Nos Alive, o EDP CoolJazz- Cool Energy e o Super Bock Super Rock
- 15/08: Assunção de Nossa Senhora (feriado)
- 01/12: Restauração da Independência (feriado)
- 08/12: Imaculada Conceição (feriado)
- 25/12: Natal (feriado)
Os meses de baixa temporada acontecem durante a primavera e outono, basicamente, depois do verão e depois das festividades do fim de ano. Ou seja, nos meses de novembro, fevereiro, março, abril, maio, e especialmente em setembro e outubro.
O outono, estação que abrange os meses de setembro a novembro, é um período mais chuvoso, mas as temperaturas são agradáveis para passear, assim como acontece na primavera, quando as temperaturas começam novamente a esquentar e os passeios ao ar livre são ótimas pedidas. Apesar de Portugal ser um país que recebe turistas durante o ano inteiro, nessas épocas suas cidades ficam mais calmas, e você pode visitar todos os pontos turísticos com mais tranquilidade e sem filas.
Imperdível no inverno em Portugal: Serra da Estrela e Óbidos
No inverno em Portugal, não deixe de ir para o Norte e conhecer a região da Serra da Estrela, onde há a estação de esqui mais famosa do país, a 1.993 metros de altitude.
A alta temporada na Serra da Estrela ocorre no inverno, justamente ao contrário da maioria das cidades, que são mais procuradas durante o verão, pois é quando os moradores e turistas podem aproveitar para andar de snowboard, trenó ou esqui. Outra dica de inverno em Portugal é a cidade de Óbidos, que costuma receber uma feirinha natalina super tradicional!
Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:
- 10/04: Sexta-feira Santa (data móvel).
- 12/04: Páscoa (data móvel)
- 25/04: Dia da Liberdade.
- 01/05: Dia do Trabalhador.
- 05/10: Implantação da República.
- Mês de outubro: durante todo o mês, é temporada de surf no país, especialmente em Nazaré
- Datas selecionadas de outubro: Folio Festival, o festival literário de Óbidos
- 01/11: Todos os Santos.
2. Dicas para a hospedagem em Portugal
Outra dica para uma viagem a Portugal é saber como escolher a sua hospedagem. E para isso há dois itens essenciais: local de hospedagem e tipo de hospedagem.
-
Como escolher onde ficar em Portugal:
É importante sempre se atentar a qual é a melhor região para ficar quando viajar a Portugal. Se você busca conhecer os principais pontos turísticos das cidades, então recomendamos o centro. O centro das cidades portuguesas sempre abrigam uma boa parte dos hotéis da cidade, com opções que vão desde hostels até hotéis de 5 estrelas, mas normalmente seus preços são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente por estar perto de todos os pontos turísticos e movimento de turistas e moradores.
-
Escolher o tipo de hospedagem em Portugal:
A segunda dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Portugal: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, como Airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque assim você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem. Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Portugal. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).
Dica do cancelamento grátis: uma outra dica muito boa é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis. Isso é ótimo, pois o fator que mais vai fazer você economizar na hospedagem é a antecedência. Essa é a dica mais importante.
Quanto antes você fizer a reserva, pode ter certeza que mais barato irá pagar. Então você pode já reservar o seu hotel, para garantir o menor preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.
-
Hotel em que nos hospedamos na última viagem a Lisboa:
Hotel Santa Justa: é o hotel em que ficamos na nossa viagem a Lisboa. Achamos EXCELENTE e a localização é sensacional
3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Portugal
O Seguro Viagem Internacional, é obrigatório para entrar em Lisboa, Porto, Portugal ou qualquer lugar da Europa. Apesar de ser obrigatório, dá para economizar muito fazendo o seu seguro. Vamos mostrar aqui onde fazer o seu pelo menor preço. Só preste atenção em um item: para entrar na Europa, você é obrigado a ter um Seguro Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica. Então escolha o seu seguro levando essa regra em consideração.
Nós sempre usamos esse Comparador de Seguro Viagem que é incrível e pesquisa todos os seguros viagens em todas as principais empresas da Europa e você ainda pode parcelar no cartão em até 12 vezes. Em menos de um minuto você tem o orçamento de todos os seguros viagens na sua frente e já pode contratar o seu na hora. Não dá para deixar de fazer um, mas dá para economizar bem e conseguir um bom preço.
- Nós recomendamos a Travel Ace, Assist Card, Affinity, Travel Assist, GTA, Green Card e SulAmerica, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e têm escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.
4. Dicas para se locomover em Portugal
-
De carro:
Uma dica que vai fazer você economizar muito em Portugal é o aluguel do carro. A maioria dos brasileiros que viaja para lá aluga um carro para poder visitar os pontos turísticos da cidade, ir até os outlets e shoppings tendo um porta malas, e para conhecer as cidades vizinhas à capital (Fátima ou até Porto) e fazer alguns roteiros de carro. E dá para economizar muito com algumas dicas.
Reserve seu carro com antecedência
Faça a sua reserva online o quanto antes, pois outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.
Não alugue um GPS em Portugal
Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o GPS e, em vez disso, usar o GPS do seu celular (você pode ver as nossas dicas de uso de celular em Portugal que vamos dar aqui nessa matéria ainda. Vale a pena, pois você economizará bons euros do aluguel do GPS e ganhará um chip para usar o celular à vontade na Europa).
Use os incríveis comparadores de preços
Existem dois comparadores de preços de aluguel de carros em Portugal (e toda Europa) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras. Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Lisboa que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.
Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.
Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.
Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Europcar, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que é super importante e geralmente já está incluso no preço, mas não caia na pegadinha das empresas, que na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue economizar até 200 euros no aluguel. E você só precisa da carteira de motorista brasileira para poder dirigir lá.
Roteiros de carro para fazer em Portugal:
Portugal é um país pequeno, principalmente se compararmos com as dimensões do Brasil. E por esse motivo, é super fácil fazer um roteiro de carro por todo o país, ou inclusive ir até Espanha ou outros países da Europa. Se for o seu intuito fazer um roteiro de carro, confira as matérias específicas sobre alguns destinos, partindo de Portugal:
- Roteiro ideal de 15 dias em Portugal: Lisboa, Coimbra e Porto
- Roteiro de carro por Portugal e Espanha
- Roteiro de carro por Portugal
Outra dica é conferir como funcionam os pedágios em Portugal, para saber as formas mais práticas e como é cobrado o valor nas estradas.
-
De transporte público:
Se a sua ideia é se locomover em transporte público em Portugal, saiba que ele é ótimo e funciona em muitas cidades. Além de metrô, que funciona muito bem em Lisboa e no Porto, há várias outras opções, como ônibus em todas as cidades, os famosos bondinhos (chamados de elétricos) e os elevadores (especificamente em Lisboa) que ajudam as pessoas a subir as enormes colinas.
Leia nossa matéria sobre como garantir os bilhetes de transporte público em Lisboa.
-
Passeio em ônibus hop-on-off em Portugal:
Se você tem poucas horas em Lisboa ou Porto e quer conhecer os principais pontos turísticos, pode valer a pena comprar os passeios de ônibus turísticos hop on-hop off.
- O passeio de ônibus turístico em Lisboa: esse meio de transporte opera com três rotas que param nos principais pontos da cidade – pontos esses em que você pode descer do ônibus ou subir para ir para o próximo ponto. Todas as linhas partem do Marquês do Pombal, e a frequência de cada ônibus das linhas é de 30 minutos, das 9h30 às 17h.
- O passeio de ônibus turísticos no Porto: O ponto de partida do passeio em ônibus pelo Porto é no Campo Mártires da Pátria, perto da Torre dos Clérigos, passando por atrações como a Casa da Música e Museu Serralves e Ribeira. Entre junho e setembro, as saídas são das 9 h 15 min às 18 h 15 min, a cada 30 minutos. Entre outubro e maio, as saídas são das 9 h 30 min às 17 h 30 min, também a cada 30 minutos.
-
Viagens de trem:
Outra dica sobre transporte é aproveitar o excelente sistema ferroviário que Portugal possui. Com ele, você consegue visitar outras cidades portuguesas, como Porto, Aveiro, Coimbra, Braga, além da capital, Lisboa.
Saiba também que os trens na Europa são um meio de transporte muito comum, ótimos, rápidos e muito confortáveis. É uma forma de economizar tempo e dinheiro, se comparado aos embarques aéreos.
Para encontrar boas passagens, com preços excelentes, basta usar esse Pesquisador de trens da Europa. É o maior site de passagens de trem do mundo, e ele faz uma pesquisa com todas as melhores empresas de trem de Portugal e da Europa para mostrar as melhores opções. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles sempre têm os melhores preços da internet, além de que o sistema de busca é super bom, fácil, e o mais confiável do mundo para reservas de trem.
-
Transfer desde e para o aeroporto:
Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e vice e versa, é de transfer. O transfer acaba saindo mais barato do que o táxi, é muito mais seguro e você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um. E infelizmente em toda cidade turística, sempre tem relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas, que cobram muito a mais ou fazem percursos muito maiores. O que é super desagradável, claro.
Esse site aqui é o que sempre encontramos os transfers mais baratos e um dos únicos que você pode fazer a compra já em reais. Você não paga as taxas internacionais e IOF que pagaria lá em Portugal ou em outro site. Depois dá uma olhada lá que é bem legal. Nós gostamos bastante. E o legal é que também é o lugar que vende os passeios e os ingressos pelo menor preço. Você já pode comprar tudo em um único lugar, pois facilita muito.
-
Pesquisador de trajetos para achar a forma mais barata de se locomover:
Uma dica muito legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra, e poder escolher e mais barata, é usar esse pesquisador de trajetos. É um site sensacional que mostra todas as opções de transporte entre uma cidade e outra. Ele pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus, e você pode comprar a que for melhor e mais barata para sua viagem. Os preços são mais baratos do que em qualquer outro lugar, e o site é líder nesse serviço na Europa, mostrando apenas empresas que são de confiança e consolidadas por lá.
6. Dicas das cidades a conhecer em Portugal
A melhor forma de conhecer o país, independente de se tem 3 ou 7 dias para a cidade, é separar por cidades e ir conhecendo seus pontos turísticos.
1. Lisboa
Capital de Portugal, Lisboa é a cidade mais visitada pelos estrangeiros neste país. É uma cidade grande, com uma enorme importância histórica, e que foi palco de diversos acontecimentos e tragédias – como um grande incêndio que destruiu boa parte da cidade. A capital conta com dezenas de pontos turísticos e lugares incríveis para você passear e conhecer. Dentre os pontos de interesse se destacam o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos, os miradouros de Alfama, o Mosteiro de São Vicente de Fora e muitos museus dos mais variados temas.
Lisboa também tem muitas cidades próximas que são super interessantes, e podem ser conhecidas a partir de uma curta viagem de carro ou de trem. É o caso de Sintra, que está a menos de meia hora da capital, e Cascais, o “litoral” de Lisboa que também fica a poucos minutos, e vale a pena ser conhecido. Para saber mais, confira a matéria completa que criamos sobre Cidades perto de Lisboa.
2. Porto
Porto é a segunda maior cidade de Portugal e a que deu nome ao país, tendo também muita importância histórica. É famosa por ser a cidade do vinho do Porto e por seu Rio Douro, que até hoje inspira músicas, poemas e fados, e onde os turistas adoram passear a qualquer hora do dia. Assim como Lisboa, também há uma grande e variada lista de pontos turísticos no Porto. E o bom é que as distâncias entre as cidades de Portugal são bem curtinhas, e dá para ir do Porto até Lisboa, por exemplo, em uma viagem de carro de 3 horas.
3. Évora
Évora está situada no interior e ao sul de Portugal, em uma região chamada Alentejo. Habitada no tempo dos romanos, a cidade possui muitas ruínas do povo celta, importantes construções romanas e muitos monumentos religiosos. É uma cidade muito turística e ideal para quem gosta de história. Se quiser, veja os principais pontos turísticos de Évora e já planeje o que visitar na cidade.
4. Fátima
Fátima é a cidade dos três pastorinhos e é, sem dúvidas, uma das cidades mais turísticas. Seu forte é o lado religioso, então o seu turismo é mais baseado nessa questão do que propriamente por monumentos. A peregrinação é a maior fonte de turismo da cidade, e ocorre principalmente em maio e em outubro, que são os dois meses em que teriam ocorrido as aparições de Nossa Senhora de Fátima. Se você tem curiosidade para conhecer o Santuário de Fátima, a viagem é muito válida e interessante – além de ficar pertinho de Lisboa, a apenas 1h30 de carro.
5. Coimbra
Coimbra é uma cidade localizada no centro do país, e é um dos destinos mais comuns de estudantes universitários que vão por intercâmbio, já que tem uma excelente qualidade de ensino e abrigar a universidade mais antiga de Portugal: a Universidade de Coimbra, que fundada em 1290, sendo também uma das mais antigas da Europa. Nós inclusive criamos um roteiro de três dias em Coimbra com TODOS os principais pontos turísticos da cidade, com destaque para algumas salas da universidade e a Biblioteca Joanina.
6. Região do Algarve
O Algarve não é uma cidade, e sim uma região ao sul do país que é super turística no verão. Trata-se de uma área de clima agradável, baladas e turismo. Mas especialmente de praias paradisíacas, pelas quais o Algarve é conhecido. São paisagens de tirar o fôlego, como as que os brasileiros conhecem em Natal e Pipa, no nordeste! Dentre as cidades mais frequentadas do Alarve, podemos citar: Olhão, Albufeira, Portimão, Faro, Tavira e Lagos. Veja o que fazer no Algarve e verá quantas opções legais você terá durante o dia e durante a noite por aqui.
7. Óbidos
A vila de Óbidos é um lugar pequeno, mas cheio de charme e muito encantador. É tão incrível que, quando alguém a visita, parece que está em uma época antiga ou até dentro de um conto de fadas. A arquitetura da cidade é bem romântica, cercada por muralhas, e o melhor é que todas as época são boas para visitá-la, pois sempre há algum festival ou comemoração importante na vila.
8. Aveiro
A cidade de Aveiro fica na região centro de Portugal. A distância entre Aveiro e Porto é de 75 km, aproximadamente e é conhecida como a Veneza Portuguesa. Uma cidade relativamente perto de Aveiro é Coimbra, a 55 km, então caso decida ficar por essa área, não deixe de ver o que fazer em Coimbra, onde indicamos alguns lugares incríveis e históricos da cidade.
O turismo de Aveiro se destina a monumentos religiosos, como o Mosteiro de Jesus, a Igreja dos Carmelitas e a Sé Catedral de Aveiro e também a casas de personagens importantes, como a Casa onde nasceu Fernando Pessoa.
9. Braga
Braga fica a 55 km do Porto, ao norte da cidade. É um lugar muito importante e em 2012 foi considerada a Capital Europeia da Juventude, uma vez que se destaca por diversas iniciativas sociais, culturais e econômicas destinadas aos jovens. A cidade possui muitos patrimônios de interesse, como o Teatro Romano, as Termas Romanas, o Domus de Santiago, entre outros lugares históricos e culturais muito importantes. Não perca a visita ao Santuário do Sameiro em Braga!
10. Bragança
Bragança fica no nordeste de Portugal e é uma cidade que oferece duas importantes regiões: Trás-os-Montes e a Terra Quente Transmontana, que conta com clima mais suave, graças ao vale do Rio Douro e vales de seus afluentes.
Apesar de não ser uma cidade muito grande, oferece cenários naturais e selvagens, sendo uma das mais bonitas do país. Há muita cultura, paisagens, vilas históricas e uma gastronomia muito rica. Uma das tradições que chamam a atenção do país inteiro é o Carnaval, com celebrações vibrantes.
11. Setúbal
Apesar de não ser muito conhecida pelos turistas, Setúbal é cheia de atrações incríveis. Se visitar essa cidade, aproveite para conhecer a Praia de Albarquel, o Parque Urbano de Albarquel e o Castelo de São Filipe, que são os principais pontos turísticos da região – e ficam todos perto entre si.
12. Nazaré
Nazaré é a famosa cidade das ondas gigantes de Portugal, com seu vasto litoral que atrai turistas especialmente nos dias mais quentes. Trata-se de uma vila que fica em um município de mesmo nome, o qual é formado por Nazaré, Valado dos Frades e Famalicão.
Mas é Nazaré que realmente tem a maior fama e atração turística, graças às lendas, vestes típicas das nazarenas e, claro, por ter ondas enormes. A vila fica acima de Lisboa, no distrito de Leiria, e é ideal para conhecer durante uma viagem de carro pela costa portuguesa.
13. Guimarães
Guimarães é uma cidade histórica em Portugal e que fica a apenas 53 km de distância do Porto. Ela fica situada na região do Minho e foi decisiva para a formação de Portugal como país, sendo considerada o berço do mesmo. Veja um roteiro de um dia em Guimarães com dicas de o que fazer durante 24h na cidade, incluindo a visita ao Paço dos Duques e ao famoso Castelo de Guimarães.
Outra dica, é pensar quantos dias quer ficar na cidade e conferir as matérias sobre roteiros diários que preparamos para que tenha uma viagem toda planificada e com boas dicas. Veja alguns:
- Roteiro de 4 dias em Portugal
- Roteiro de 5 dias em Portugal
- Roteiro de 6 dias em Portugal
- Roteiro de 7 dias em Portugal
7. Dicas para quem quer fazer mochilão em Portugal e outros países
Muita gente adora visitar Portugal e aproveitar para fazer um mochilão pelo país e, aproveitando a proximidade, conhecer outros países europeus. É uma forma muito rentável de viajar e que garante ótimas experiências e boas memórias. Se for o seu caso, leia as matérias abaixo:
- Mochilão de 15 dias por Portugal
- Mochilão de 20 dias por Portugal, Espanha, França e Itália
- Mochilão de 15 dias por Portugal, Espanha, França e Itália
- Mochilão de 15 dias por Portugal, Espanha e França
- Mochilão de 12 dias por Portugal, Espanha e França
- Mochilão de 10 dias por Portugal, Espanha e França
- Mochilão de 8 dias por Portugal, Espanha e França
- Mochilão de 15 dias por Portugal e Espanha
- Mochilão de 12 dias por Portugal e Espanha
Conhecer as praias de Portugal
Portugal conta com todo o oceano atlântico banhando a sua costa, permitindo praias incríveis e para todos os estilos. Conheça alguma delas:
1. Praia da Figueirinha (Setúbal)
A Praia da Figueirinha fica a oeste de Setúbal, uma cidade ao sul de Lisboa. Tem um comprimento de 350 m e largura de 30 m e é uma praia que fica inserida no Parque Natural da Arrábida, sendo por isso um lugar muito calmo e protegido. É uma praia que é muito procurada pela tranquilidade de suas águas e areal muito extenso, ideal para famílias e para quem quer privacidade e ficar longe de toda a muvuca. No entanto, durante o verão, é uma praia bastante concorrida. Além da beleza da praia, conta com vistas para Tróia e para o Portinho da Arrábida, que fica à sua direita. Conta com restaurante, banheiros, toldos e aluguel de cadeiras e guarda-sóis.
2. Praia de Carcavelos (perto de Lisboa)
A Praia de Carcavelos é a primeira praia oceânica após o a foz do Rio Tejo, pertencendo à costa do Estoril, na cidade de Cascais. A Praia de Carcavelos, durante o inverno, conta com ondas boas para a prática do surf. Já no verão, a ondulação é bem mais tranquila. É um lugar muito turístico, pois nessa praia é onde se faz a tradição anual de tomar o primeiro banho do ano desde 1950. Ela possui o maior areal da região do Estoril, onde são disputados vários campeonatos de vôlei e futebol. Conta com duchas, bar, acesso a cadeirantes, estacionamento, banheiros e socorrista.
3. Praia de São Pedro do Estoril (perto de Lisboa)
A Praia de São Pedro do Estoril é uma praia também na região do Estoril-Cascais e fica protegida por uma grande falésia que fica ao lado da Estrada Marginal, onde se vêm muitos praticantes de pesca à linha. O mar tem uma boa ondulação para o surf, sendo referência por sua longa direita que quebra na Ponta do Sal. Mas também muito procurada por turistas e praticantes de bodyboard. O fundo é de areia e pedra, o que se torna perigoso para os menos experientes. Conta com bons serviços, como bar, chuveiros, estacionamento, banheiros, toldos, socorristas e acesso a cadeirantes.
4. Praia da Cresmina (Cascais)
Também conhecida como Pequena do Guincho, a Praia da Cresmina é famosa por suas dunas e falésias, que variam graças ao vento tão típico de lá. É a praia mais paradisíaca e com a beleza natural mais diferente de Lisboa. Fica no Parque Natural Sintra-Cascais e conta com um extenso areal, excelente para caminhadas e para que as crianças brinquem e corram. Conta com restaurante, bar e um bom acesso ao areal tanto por rampa quanto por escadas. É nessa praia que se encontram os melhores restaurantes de marisco.
5. Praia das Maçãs (Sintra)
A Praia das Maçãs fica em Sintra e é uma ótima praia para a prática de surf. Não é tão turística e quem mais a frequenta são as pessoas de cidades vizinhas que têm casa lá, mas também vale a pena conhecer. Vindo de Sinta, dá para chegar ate à praia de elétrico e apreciar uma paisagem incrível. Ela é ladeada de restaurantes e seu nome deriva da Ribeira de Colares, que dizem que ao atravessar os pomares, trazia até à praia várias maçãs caídas.
6. Praia da Ribeira d’Ilhas (Ericeira)
Situada perto de Ericeira, a Praia Ribeira D’Ilhas é uma das praias mais famosas pelos surfistas e inclusive foi palco do campeonato mundial de surf, o WQS. É considerada a praia mais ao norte da costa de Ericeira. Como é um lugar muito turístico, há vários serviço e um bom conjunto de equipamentos para que os visitantes tenham máximo conforto.
7. Praia do Meco (Alentejo)
A Praia do Meco foi uma das primeiras praias a ter uma área delimitada para o naturismo na região de Lisboa. Também chamada de Praia do Moinho de Baixo, fica na Aldeia do Meco, na costa de Sesimbra.
É uma praia com cerca de 4 km de comprimento, sendo perfeita para as famílias. No entanto, o mar costuma ser bravo. A parte naturista fica mais ao sul, ao lado da grande duna. Às vezes o mar tem ondulação muito forte, o que ajuda para esportes como surf, windsurfe e bodyboard.
8. Praia de São Torpes, Sines (Alentejo)
Sem dúvidas, esta é uma das praias com as melhores águas para se banhar em Portugal! Ela fica na Costa Alentejana, a cerca de 160 km de Lisboa, e suas águas limpas e transparentes chegam a atingir os 30ºC! O motivo é sua localização, já que a praia está próxima a uma central termoelétrica de Sines. O local também é ótimo para tomar sol, uma vez que tem um areal de 1,6 km.
9. Praia da Manta Rota, Vila Real de Santo António (Algarve)
Outra recomendação de praia com águas quentes é a Praia de Manta Rota, uma praia que vem sendo descoberta ano após ano. Ela fica no sul do país, já quase na fronteira com a Espanha, e tem um areal gigantesco. No verão, as temperaturas das águas passam facilmente os 25ºC, sendo deliciosas para nadar e mergulhar sem dificuldades!
10. Praia da Rocha, Portimão (Algarve)
A Praia da Rocha fica em Portimão e possui uma grande extensão, chegando a 1,5km de costa. É uma das praias mais famosas do Algarve e tem esse nome devido às rochas que se encontram entre a areia e o mar. Apesar de ser muito visitada por turistas, graças à sua fama é raro vê-la lotada, por conta de sua longitude. É um dos lugares imperdíveis para visitar no Algarve, principalmente no verão.
11. Praia da Marinha, Lagoa (Algarve)
A Praia da Marinha fica no concelho de Lagoa, ao sul do Algarve, e é banhada pelo Oceano Atlântico. Ela é rodeada por grandes e belas falésias, e possui uma elevada qualidade de água, o que possibilita visualizar o fundo da água perfeitamente. É considerada uma das melhores praias do Algarve e uma das praias mais bonitas de Portugal.
Há vigilância e serviço de aluguel de guarda-sol e até de pequenas embarcações no local. Também existem vários barzinhos e restaurantes, ideal para ir com os amigos ou em família.
12. Praia da Ilha do Pessegueiro, Sines (Alentejo)
Localizada em Sines, na região do Alentejo e Costa Vicentina, esta ilha fica na aldeia de Porto Covo. Há pequenas praias na região, uma mais bonita que a outra, mas todas com vistas incríveis para a ilha. A praia principal da ilha, que leva o nome dela, é cativande e tem águas quentes!
O nome é curioso, porque todos associam às supostas árvores de pêssegos que existiriam na ilha, mas a verdade é que pessegueiro vem do latim e se refere à atividade pescatória que era muito forte na época do Império Romano e naquela região.
13. Praia Atlântica (Soltróia), Tróia (Setúbal)
Apesar de não ser tão quente quanto as demais praias dessa lista, Soltróia é belíssima, cheia de dunas de areia branca que criam um visual paradisíaco, e águas tranquilas, que acabam por ficarem mais quentes em dias de temperaturas elevadas. Com sorte, aqui, é possível até observar golfinhos de longe.
8. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
9. Dicas sobre compras e descontos em Portugal
Outra dica é sobre as compras em Lisboa e Portugal! Existem algumas lojas espalhadas de lembrancinhas e souvenirs pelas ruas mais turísticas de cada cidade que não são baratas, então procure comprar em lojas mais afastadas desses centros turísticos, onde o preço será menor para os mesmos produtos.
Quanto a roupas, eletrônicos e outros produtos, saiba que esse tipo de compras vale muito a pena. Além do euro favorecer, comparado ao real, você ainda consegue descontar o imposto IVA das compras, tornando-as ainda mais em conta, que explicaremos mais abaixo.
- E saiba ainda como parcelar as suas compras no exterior.
Veja a seguir as melhores opções para compras por cidade:
Outlet Freeport em Lisboa
O Outlet Freeport é perfeito para quem procura bons descontos em lojas de marca. Localizado a 35 minutos do centro de Lisboa, ele tem mais de 140 lojas e é considerado o maior outlet multimarcas da Europa. Entre as lojas mais famosas estão a Puma, Levi’s, Swatch, Benetton, Reebok, Lacoste, Hugo Boss, Versace, Adidas, Calvin Klein, Burberry, Diesel, Dolce & Gabanna, Carolina Herrera, Billabong, Samsonite e muitas outras.
Possui também uma ótima praça de alimentação, além de cinemas e área de recreação infantil. Sem dúvidas, é um lugar completo e com bons preços para quem quer fazer compras em Lisboa.
-
Saiba aproveitar o desconto do Tax Free!
Quase todos os países da Europa possuem o Tax Free! É um sistema que faz com que todos os turistas tenham direito a receber de volta uma boa parte dos impostos pagos nas compras. Esse imposto se chama IVA, e seu valor varia em cada país da Europa. Em Portugal, esse importo varia em torno de 25% do valor da sua compra! É muito!
A maioria das grandes lojas possuem o Tax Free. Então sempre verifique se há uma plaquinha avisando que o tem, ou pergunte. Existe também um valor mínimo de compras dentro de um estabelecimento para poder ter direito ao Tax Free, que varia de país para país, mas em Portugal ele é de 61,50 euros.
Então sempre que você fizer uma compra de valor maior do que isso, o atendente vai perguntar se você quer o Tax Free. Ele vai pedir seu passaporte, preencher um formulário e te entregar um envelope com a nota fiscal e esse formulário. É só você juntar todos os envelopes durante sua viagem e no aeroporto você vai no guichê e pega todo o valor de volta, em dinheiro!
Se você for visitar mais países na Europa, você junta todos e só pode fazer isso no último aeroporto, antes de retornar ao Brasil. É super fácil e você vai conseguir uma boa grande de volta.
-
O que posso trazer de Portugal para o Brasil? Há limite para a quantidade?
Outra questão importante de ressaltar quando prepara uma viagem a Portugal é saber a quantidade de produtos que poderá levar para o Brasil, sejam itens eletrônicos, lembrancinhas ou outro tipo de produtos. Para isso, temos uma matéria completa que fala sobre a quota de dinheiro que você pode levar em produtos sem ser necessário declarar imposto na aduana. Leia aqui a matéria sobre limite e quantidade de produtos.
10. Dicas para saber o que levar na mala para Portugal
Outra dica importante é estar a par da época em que você vai pois o clima pode influenciar e, consequentemente, o que levar na mala e peso limite.
A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta de Portugal é de até 23 kg. Para classes executivas e primeira classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é extendido até 32 kg. E a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, nessa mala de mão, levar roupas grandes como casacos, que ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.
11. Dicas sobre como levar dinheiro para Portugal
-
Dicas para comprar euros e usá-los na viagem:
Você pode ir em uma casa de câmbio comprar seus Euros em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é disparada a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.
- Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os euros e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.
Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade, pois é tudo online. E a conta será em dólar, mas você pode utilizar em qualquer país, que ele faz a conversão automaticamente. É aceito em toda a Europa, pois a bandeira é Mastercard.
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.
Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.
Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.
OUTRAS VANTAGENS:
Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.
Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.
Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. Na Europa, por exemplo, você consegue sacar Euros. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.
E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.
Outras alternativas para comprar euros
Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de euros em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.
11. Dicas para estar comunicado e com internet durante a viagem a Portugal
Outra forma de economizar em Portugal é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior com o chip do Brasil geralmente é a pior opção e acaba sendo muito mais caro. Para usar o wi-fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária que é muito cara e você só pode usar o celular dentro do hotel.
O que a maioria das pessoas faz e que vale muito a pena é comprar um chip pré pago internacional de uma empresa internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.
Se você for alugar um carro então, o chip vai sair de graça, pois com seu celular funcionando você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.
Depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que nós mais gostamos e sempre usamos agora é esse chip de viagem. Ele tem um bom preço e um serviço excelente. O sinal foi excelente em todas as cidades que visitamos. Além de que a Internet é ilimitada.
O melhor de tudo é que eles entregam o Chip Pré Pago na casa da pessoa aqui no Brasil (com aquele chip que já vem nos 3 tamanhos disponíveis para todos os tipos de celulares e é só destacar o seu) e ainda existe a opção eSIM, para os celulares mais novos. É ótimo e nós achamos que vale muito a pena usar. O bom é que a cobertura é em toda a Europa, então você pode usar em Portugal, França, Itália, Espanha, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Irlanda e qualquer outro país europeu.
12. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Portugal
A primeira dica para quem vai viajar para Portugal é em relação às passagens aéreas. Sem dúvida é um dos pontos mais dispendiosos de uma viagem ao exterior e por isso é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.
No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Portugal. A nossa primeira grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Portugal. É ótimo, porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.
Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga outras dicas que vamos dar a seguir para conseguir economizar muito na compra das passagens aéreas para Lisboa.
-
Dicas da escala para economizar na passagem aérea:
Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado na cidade do seu destino, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.
-
Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:
Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. Em Portugal há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: as férias de verão (de junho a setembro) e no inverno (principalmente de novembro a janeiro).
-
Dicas do dia do voo:
Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas e principalmente os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.
Geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido” já que vai dormindo. Já os voos de tarde, geralmente são mais baratos.
Muito mais dicas de Lisboa no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Lisboa, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Lisboa. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Veja outras matérias imperdíveis de Lisboa:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Ingressos de Lisboa mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.