Veja o que fazer no Porto em janeiro, um mês que, apesar do frio, tem muitos pontos positivos e lugares para visitar. Confira:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem ao Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
Como é o clima no Porto em janeiro?
O inverno no Porto acaba sendo bastante frio. Como a região é muito úmida, a sensação é de que, por mais roupas que você coloque, o frio prevalece. A temperatura média de janeiro, que é o mês mais frio, é de 9ºC, com máximas de 14ºC e mínimas de 6ºC. Além disso, novembro, dezembro e janeiro são meses de muita chuva, então já prepare a mala com capas de chuva e botas, caso pretenda viajar durante o inverno.
Também é importante alertar que viajar em janeiro significa viajar em um mês de alta temporada no Porto, o que significa que os preços estarão um pouco mais elevados nesta época, por isso a nossa dica é que faças as reservas de hotel, carro e ingressos (os que derem para comprar antes) com a maior antecedência possível para obter os melhores preços.
Passear pelo Rio Douro no Porto
Independente do mês em que vá viajar para o Porto, fazer um passeio de barco pelo Rio Douro (ou até mesmo a pé. passeando nas margens dele) é parada obrigatória. O Rio Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. E além de ser o terceiro rio mais extenso da península Ibérica, a Unesco incluiu a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, no quesito paisagem cultural.
Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade, até no inverno. Se o dia estiver ensolarado então, a paisagem fica ainda mais bonita!
Ponte D. Luís em Porto
A Ponte D. Luís liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia) com uma estrutura metálica construída em 1881. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração dela, a população decidiu tirar o “dom” do nome. Hoje em dia a ponte tem duas rotas suspensas no ar: a superior serve como uma linha do metrô, e a inferior, serve para carros e pedestres.
Fazer um tour pelas Caves do Vinho do Porto
A cidade do Porto é muito famosa por ter um vinho doce, que é um aperitivo de teor alcoólico alto – o famoso Vinho do Porto. A maioria das caves deste vinho fica do outro lado do Rio Douro na cidade de Vila Nova de Gaia (basta atravessar a Ponte D. Luís, por exemplo).
Há várias caves que oferecem tour e degustação dos vinhos e esse é um passeio ótimo para fazer no inverno. Algumas que indicamos são: Cave Calem, Cave Sandeman, Cave Ferreira e Cave Ramos Pinto.
Visitar as igrejas do Porto
Outras dicas para quando estiver na cidade (novamente independente do mês, mas é um passeio ideal para se proteger do frio ou chuva de janeiro) é visitar as igrejas e capelas.
Há duas igrejas muito bonitas e que valem a pena a visita: a Capela das Almas e Igreja do Carmo. Elas preservam a arquitetura da cidade, com os tradicionais azulejos na área externa, e contam com altares sagrados muito bonitos. Mesmo se não for religioso, vale a pena entrar e apreciar os detalhes.
Subir à Torre dos Clérigos no Porto
Falando em igrejas, outra dica muito importante é visitar a Torre dos Clérigos! Trata-se do monumento mais alto da cidade e um patrimônio tombando pela Unesco. A torre faz parte da famosa Igreja dos Clérigos, que é um dos símbolos mais importantes da cidade e que claro, também vale a pena visitar.
Ao chegar em Porto, você verá que os souvenires sempre mostram a Torre dos Clérigos (fica a dica para quem procura lembrancinhas da cidade). Além da questão religiosa, a igreja tem todo um apelo cultural e é ponto turístico obrigatório da cidade.
Conhecer o Palácio da Bolsa no Porto
Outra boa pedida para janeiro no Porto é visitar o Palácio da Bolsa, que é um luxuoso edifício do século 19. É o símbolo comercial da cidade e abriga também a Viniportugal, um lugar no qual é possível fazer uma degustação de vinhos de várias regiões do país.
O Palácio conta com diversas salas: a galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias, a sala dos retratos e o salão árabe, que é a mais importante sala do palácio e a mais bonita, sendo palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto.
Conhecer a famosa Livraria Lello em Porto
A Lello é a livraria mais conhecida de Portugal e uma das mais famosas do mundo. Fica localizada em um dos edifícios mais emblemáticos do estilo neogótico português, com uma fachada de arco e duas vitrines laterais. No interior da Livraria Lello, as escadarias são muito conhecidas por terem servido de inspiração aos livros do Harry Potter.
Além disso, com um Free Tour pelo Porto você verá locais como a Livraria Lello & Irmão e a Universidade do Porto, que influenciaram a autora da saga. O tour guiado de 2 horas é perfeito para fãs da saga. Reserve seu ingresso aqui.
Assistir a alguém evento na Casa da Música
A Casa da Música é o principal local de concertos da cidade e que sempre conta com uma agenda cheia de apresentações para todos os públicos e bolsos, com muitos eventos gratuitos. Em janeiro, não deixe de conferir a programação do local para encontrar um programa legal e diferente para fazer na cidade, além de claro, se proteger do frio lá fora.
São cinco salas com diferentes propósitos, um restaurante e um “espaço Cibermúsica”, criado para o serviço educativo, mas hoje funcionando como uma sala para diferentes eventos. Há visitas guiadas para conhecer o lugar, caso não vá assistir a nenhum show.
Visitar o Palácio de Cristal de Porto
Mais uma dica para se proteger do frio de janeiro no Porto é visitar o Palácio de Cristal, que entre 1865 e 1951 o nome fazia total sentido. No entanto, hoje em dia, o palácio é apenas um edifício que serve como pavilhão de esportes.
O edifício original foi inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos dias de hoje, vale a pena a visita para ver os grandes jardins românticos, com fontes e esculturas representando cada estação do ano.
Experimentar comidas típicas nos Mercados do Porto
Os mercados das cidades são sempre uma forma de conhecer o estilo de vida e cotidiano de cada local, com base à sua alimentação, artesania e até produtos gourmet. No Porto não é diferente, e os dois principais mercados, que sugerimos que visite, são o Mercado do Bolhão e o Mercado do Bom Sucesso.
O Mercado do Bolhão data de 1914, e fornece carnes, pão, peixes, legumes, frutas, sementes, entre muitos outros produtos, além de bancas com lanches. Já o segundo, datado de 1951, é igualmente charmoso e tem três andares modernos, com grandes vidros, e com dezenas de restaurantes e banquinhas de produtos frescos.
Passear pela Avenida dos Aliados
Um dos lugares mais visitados pelos turistas por estar bem no centro da cidade é a Avenida dos Aliados, onde ficam vários edifícios emblemáticos, mas o mais conhecido talvez seja a prefeitura do Porto. No outro extremo, fica a Praça da Liberdade, com a estátua do rei Pedro IV.
Por ser um local com grande movimentação de pessoas, esta avenida se tornou palco para apresentações culturais, performances, concertos e até mesmo intervenções. Além disso, também é nela que acontecem manifestações ou comemorações locais, como Festas de São João, virada de ano e missa do Papa.
Visitar os Museus do Porto
Por fim, a nossa última dica de o que fazer no Porto em janeiro é aproveitar ao máximo a riqueza cultural que abrigam os seus museus. Poderá encontrar museus dos mais diversos temas: história da cidade, arte, época da navegação e descobrimentos, fotografia e até do time de futebol da cidade, o FC Porto. Seguem os que mais recomendamos:
- Casa Serralves
- World of Discoveries
- Pavilhão da Água
- Museu Nacional Soares dos Reis
- Museu do FC Porto
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer no Porto em janeiro, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar o celular à vontade no Porto e na Europa?
Poder usar seu celular em Porto e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp!
Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer no Porto em janeiro.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer no Porto em janeiro, uma dica legal e que faz a diferença na viagem ao Porto é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar no Porto, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até o Porto, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro no Porto com dicas de como alugar um excelente carro no Porto e em Lisboa por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Veja outras matérias imperdíveis de Porto:
O que fazer no Porto: Principais atrações, passeios e lugares de Porto em Portugal.
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.