Saiba quais são os principais pontos turísticos de Lisboa para aproveitar da melhor forma sua viagem e não deixar de conhecer nenhuma atração. E não deixe de ver no final da matéria a nossa dica para fazer todos esses passeios gastando muito pouco!
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem Lisboa e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais sua viagem.
1) Torre de Belém em Lisboa
A Torre de Belém em Lisboa é o cartão-postal da cidade e não deve ficar de fora da lista do que fazer em Lisboa. Situada às margens do Rio Tejo, a torre já serviu como forte, prisão, alfândega e farol. Ela foi construída há mais de 500 anos, e até hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal.
A dica para quem não quer gastar para conhecer e Torre é ir no primeiro domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita. Mas atenção: chegue cedo, pois o local é disputado nesse dia! Não se esqueça de levar sua câmera fotográfica quando for à Torre, pois o cenário é simplesmente maravilhoso.
E se quiser fazer um Tour por Belém e passeio de barco, clique aqui para garantir o ingresso.
2) Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa
Outro ponto turístico super bacana em Lisboa e que você não pode deixar de visitar é o histórico Mosteiro dos Jerónimos. O Mosteiro dos Jerónimos foi idealizado em 1496, pelo rei Dom Manuel I, que pediu à Santa Sé autorização para construí-lo.
A construção levou mais de 90 anos para ficar pronta e depois da inauguração, o Mosteiro dos Jerónimos se tornou um dos maiores de Portugal. Hoje, o Mosteiro dos Jerónimos serve como descanso para Dom Manuel I e seus descendentes na capela-mor da Igreja e capelas laterais ao mosteiro.
3) Rio Tejo em Lisboa
É bastante interessante ver a ligação que os moradores de Lisboa têm com o Tejo, um rio muito querido e que já foi homenageado em músicas e poemas. Não deixe de caminhar na calçada à beira do rio, ou até fazer um passeio de barco pelo Rio Tejo, para passar pelas pontes que ligam a cidade, e também para ter uma perspectiva diferente de Lisboa . Há diversos passeios e cruzeiros que se fazem pelo Tejo, alguns com direito a jantares à luz de velas.
Aliás, na principal ponte, a 25 de Abril, há um elevador com uma vista linda para o rio. Se tiver tempo, aproveite para conhecer Lisboa de um ponto de vista diferente!
4) Castelo de São Jorge
Outro ponto turístico histórico é o Castelo de São Jorge. Erguido para proteger a cidade dos romanos há centenas de anos, a belíssima construção fica em uma área alta de Lisboa, da qual se tem uma vista espetacular da cidade. Uma das torres do Castelo de São Jorge, inclusive, tem mais de 100 metros de altura e oferece uma vista inigualável da cidade. Era nessa torre que antigamente ficavam guardados os tesouros da família real.
- Adquira aqui o seu ingresso para o Castelo e evite filas.
O castelo é um lugar histórico muito bonito em qualquer hora do dia. Mesmo que você vá ao anoitecer, há luzes que iluminam todo o Castelo de São Jorge, deixando o ponto turístico ainda mais bonito.
5) Padrão dos Descobrimentos em Lisboa
Outro ponto turístico que fica ao lado do Rio Tejo e é um dos mais históricos monumentos com alusão às navegações portuguesas é o Padrão dos Descobrimentos. O monumento tem 56 metros de altura e conta com 32 personagens que retratam os navegantes, como o próprio Infante Dom Henrique, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães, Vasco da Gama, Lís de Camões, a rainha Filipa de Lencastre, Gil Eanes, o rei Afonso V de Portugal, Pedro Álvares Cabral e muitos outros que fazem parte da história mundial. O bacana é que você pode subir até o topo do monumento e ter uma vista incrível de Lisboa.
6) Museu da Cidade em Lisboa
O Museu da Cidade abrange desde a pré-história até o século XIX. Seu espaço é dividido cronologicamente para que o visitante possa descobrir a história da cidade desde seus primórdios, e seguindo uma ordem. O museu possui um acervo muito interessante, vasto e diversificado, que tem artefatos como arquivos históricos, pinturas, desenhos, cerâmicas, gravuras, azulejos e objetos arqueológicos. Ele costuma funcionar de terças e domingos, das 10h às 18h.
7) Teleférico de Lisboa
Se você quer avistar Lisboa do alto, a dica é ir ao Teleférico de Lisboa, um dos pontos turísticos mais famosos da capital de Portugal. O Teleférico de Lisboa é conhecido também como Teleférico do Parque das Nações ou Teleférico da Expo. É um passeio curto, dura cerca de 8 minutos com um pouco mais de 1 km, mas muito bonito. Tente colocar ele na sua lista do que fazer em Lisboa, pois nele pode-se ter uma vista deslumbrante da cidade, sendo possível ver o Rio Tejo, o Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa e outros pontos turísticos.
Para reservar o seu ingresso do teleférico, visite este site que é onde sempre compramos os passeios para economizar bastante.
Aliás, visite o Parque das Nações e ande no teleférico ao fim da tarde, pois a vista do Sol se pondo deixa Lisboa ainda mais bonita. Depois do passeio, na mesma área do Parque das Nações, há diversas opções de bares, restaurantes e lojas para você visitar.
8) Estádio da Luz do Benfica
Outra dica do que fazer em Lisboa é conhecer o Estádio da Luz, o principal estádio de futebol do país e casa do Benfica, um dos mais populares times de Portugal. O estádio recebeu o apelido carinhoso de “A Catedral” pelos torcedores do Benfica e está localizado no coração de Lisboa.
O passeio para visitar o majestoso Estádio da Luz em Lisboa e seu Museu é obrigatório, principalmente para quem gosta de futebol e se interessa em conhecer as histórias dos times. Na entrada do estádio há uma estátua do maior ídolo futebolístico de Portugal, o Eusébio.
Se quiser garantir a sua reserva, clique aqui.
9) Oceanário de Lisboa
Outra dica de ponto turístico é o fantástico Oceanário de Lisboa. Localizado no Parque das Nações, o Oceanário de Lisboa foi construído em 1998 para a Expo mundial que ocorreu naquele ano na capital de Portugal e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade.
O lugar conta com aproximadamente 30 aquários com mais de 500 espécies de vida marinha de todas as partes do mundo distribuídas em mais de 22 mi metros quadrados. Ele é considerado o segundo maior oceanário do planeta, com tubarões, raias, peixes de todas as espécies e cores, lontras, pinguins, aves e muito mais.
- Garanta aqui o seu ingresso para o Oceanário de Lisboa.
10) Praça do Comércio de Lisboa
A Praça do Comércio, também conhecida como Praça Terreiro do Paço, é a praça mais famosa da Baixa de Lisboa, localizada bem ao lado do Rio Tejo, onde era o antigo palácio dos reis de Portugal. Só para se ter uma ideia, a praça é uma das maiores da Europa, medindo 180 m x 200 m, e já foi utilizada como residência do rei Manuel I, juntamente com a sua biblioteca com mais de 70.000 volumes. É um local histórico e por onde você tem que passar durante a viagem.
O Arco da Rua Augusta em Lisboa é um monumento super importante para a cidade, e um dos cartões-postais mais famosos de lá. Ele fica localizado na Praça do Comércio/Terreiro do Paço, e é um dos locais mais visitados de toda a cidade. Hoje em dia é possível até subir à parte superior e admirar a vista da praça, da cidade e do Rio Tejo. Passe por ele e garanta algumas das melhores fotos da viagem!
11) Jardim Zoológico de Lisboa
Inaugurado em 1844, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque da Península Ibérica com fauna e flora. O legal ainda sobre este atrativo é que muitos animais vieram da África e do Brasil, contribuindo para que tivesse uma vasta e diversificada coleção de animais. Atualmente, o parque conta com cerca de 2000 animais – divididos em aproximadamente 330 espécies. O zoo abriga também um hospital veterinário – que foi considerado o melhor da Europa pela Associação Europeia de Zoos e Aquários, além de um pet hotel.
12) Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa
O edifício neoclássico do Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa data da primeira metade do século XIX. A Família Real Portuguesa morou neste palácio desde o reinado de D. Luís I (1861-1889) até o final da Monarquia, em 1910. Em 1862, a rainha D. Maria Pia de Sabóia reformou o Palácio adaptando-o para aqueles tempos. Anos depois, quando foi instaurada a República e exilada a família real, em 1910, a construção deixou de ser utilizada, sendo reaberta em 1968 para virar museu.
O Palácio conserva até hoje, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, com coleções de ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro e cerâmica, pintura, gravura, escultura e fotografia. Este é aquele tipo de lugar que você vai e faz uma verdadeira viagem no tempo. Além do museu que ocupa a maior parte do monumento, também estão alojados ali a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura e o Instituto dos Museus e da Conservação (IPM).
13) Panteão Nacional em Lisboa
O Panteão Nacional destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade.
As personalidades homenageadas com um memorial no Panteão são: Afonso de Albuquerque, D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Luís de Camões. Entre as pessoas que estão sepultadas, temos personalidades de diversas profissões, como: atriz, fadista, Presidente da República, escritor e jogador de futebol. São eles: Eusébio da Silva Ferreira, Amália Rodrigues, Sophia de Mello Breyner Andresen, João De Deus Humberto Delgado, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, Almeida Garrett, Sidónio Pais, Óscar Carmona, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga.
14) Mercados de Lisboa
Os mercados de Lisboa são uma forma boa e diferente de conhecer o estilo de vida e cotidiano da cidade, com base à sua alimentação, artesania e até produtos gourmet. Veja abaixo quais são os principais mercados da cidade, que são verdadeiros pontos turísticos de lá:
– Mercado da Ribeira / Time Out Market
O Mercado da Ribeira é um mercado muito antigo em Lisboa e, com o tempo, o espaço foi modernizado, com vários postos de restaurantes e também lojas típicas portuguesas. Há bancos e mesas ao longo de todo o espaço, então o esquema é simples: você escolhe um restaurante, pede a comida e se senta onde quiser. No centro ficam também as bancas de bebidas, como quiosques de café, cerveja ou de sucos naturais. Ele funciona de domingo a quarta das 10h às 00h e às quintas e sábados das 10h às 2h.
– Mercado do Príncipe Real
Se o que você está procurando é uma feirinha orgânica, então não pode perder o Mercado do Príncipe Real, que acontece todos os sábados na Praça de Príncipe Real. Aqui, diversos agricultores e produtores locais expõem e vendem seus produtos diretamente ao consumidor. Acontece somente aos sábados, das 8h às 14h.
– Mercado de Campo de Ourique
Campo de Ourique é um bairro nobre da cidade, cheio de edifícios lindos e antigos. É lá que fica o Mercado de Campo de Ourique, muito parecido ao Mercado da Ribeira, mas muito menos lotado! Funciona no mesmo esquema: vários pontos de comida, bebida, sorvetes, sobremesas e frutos secos. No centro dele há diversas mesas e bancos, onde as pessoas podem sentar à vontade e comer ou passar o tempo. Aconte de domingo a quarta, das 10h às 23h, e de quinta a sábado das 10h à 1h.
– Mercado Fusão / Martim Moniz
O Mercado Fusão, também chamado de Mercado de Martim Moniz (pela região na qual se encontra), é outro mercado de destaque na capital portuguesa. Ele fica em um lugar bem central, onde é o destino do passeio do Elétrico 28. Nesse mercado você encontra uma diversidade incrível: comida africana, portuguesa, italiana, japonesa, dentre outras culturas. E isso acontece todos os dias da semana! Vale ressaltar que nos finais de semana o mercado ainda conta com postos de artesania, livros, roupa e outros produtos. Acontece todos os dias, das 10h às 22h. Às sextas e sábados os restaurantes ficam abertos até à meia noite, e aos sábados e domingos o mercado vai até às 19h.
15) Lx Factory
O Lx Factory é um espaço aberto cheio de lojas, restaurantes, bares, oficinas e uma agenda cultural sempre animada. Fica dentro de um antigo complexo industrial, o qual a estrutura foi preservada, e hoje oferece jogos, uma vista incrível para o Rio Tejo, espaços culturais, feirinhas, artesanato, livrarias e muitos lugares onde comer e beber. Por funcionar a céu aberto, é um lugar para passear num dia ensolarado.
16) Miradouro de Lisboa
Existem dezenas de miradouros em Lisboa, que nada mais são do que pontos mais altos da cidade, com lindas vistas. Mesmo que você tenha pouco tempo de viagem, vale a pena visitar ao menos um deles! Os principais são o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro de Santa Catarina em Lisboa, que sempre têm gente, mas há outros ótimos como o Miradouro da Senhora do Monte em Lisboa e os vários outros da região de Alfama.
17) Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada
Localizado na margem sul de Lisboa, do outro lado do Rio Tejo, o Santuário Nacional do Cristo Rei abriga um “Cristo Redentor” como o do Rio de Janeiro. Trata-se de um importante monumento e um ponto turístico muito legal para visitar, em que você pode até subir para ter uma vista privilegiada da cidade. Entrando no monumento ao Cristo, verá também uma sala dedicada ao Papa Beato João XXIII e uma Capela de Nossa Senhora da Paz.
18) Sintra
Sintra é uma das vilas mais bonitas de Portugal, cheia de pontos turísticos incríveis e que remete a outra época da história. Como fica perto da capital portuguesa, fazer um bate e volta de Lisboa a Sintra é muito fácil e um dos principais meios que os turistas têm de conhecer a tão esperada vila. Aqui você encontra palácios e castelos maravilhosos (como o Castelos dos Mouros e o Palácio da Pena), além de um centrinho turístico simpático e com muitas casas antigas.
Garanta os ingressos para cada palácio, abaixo:
- Palácio da Pena, clique aqui.
- Palácio de Monserrate, clique aqui.
- Palácio Nacional de Sintra + jardins, clique aqui.
- Palácio de Queluz, clique aqui
19) Cascais
Cascais fica apenas a 30 minutos de carro de Lisboa e conta com um centrinho lindo e praias incríveis. A cidade sempre foi um destino de veraneio dos mais ricos, inclusive a família real portuguesa costumava passar o verão lá.
Hoje em dia, é moradia de muitas pessoas que trabalham em Lisboa, mas que preferem ficar em um lugar mais tranquilo e pertinho do mar. É uma cidade onde o mar não é apenas lazer, mas também trabalho para pescadores e quintal para os esportistas que se aventuram em esportes aquáticos. Lá você verá fortificações, edifícios antigos, uma vila simpática e muito mais. Não tem tanta coisa igual o que fazer em Lisboa, mas é um lugar encantador.
20) Vinícolas de Lisboa
Uma passeio legal e muito bonito, que não pode ficar fora da lista de passeios é a visita a alguma vinícola perto de Lisboa. O centro turístico não tem nenhuma vinícola, mas em cidades perto de lá há várias opções legais – e a viagem de carro até elas é super rápida e super bonita. Para quem gosta de vinho vale muito a pena. Na matéria de vinícolas de Lisboa damos uma lista com as vinícolas mais próximas e de melhor vinho, então não se esqueça de conferir e anotar na lista de passeios quando for viajar para a capital.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Muito mais dicas de Lisboa no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Lisboa, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Lisboa. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre os pontos Turísticos em Lisboa, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar o celular à vontade em Lisboa e na Europa?
Poder usar seu celular em Lisboa e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, compras, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa.
É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre os pontos Turísticos em Lisboa.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Lisboa
Agora que você já viu tudo sobre os pontos Turísticos em Lisboa, uma dica legal e que faz a diferença na viagem à Lisboa é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).
Outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais, vinícolas e o outlet de Lisboa são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Lisboa e Portugal, com tudo o que você precisa saber do assunto e dicas de como encontrar preços imbatíveis usando comparadores, para fazer o melhor negócio.
Veja outras matérias imperdíveis de Lisboa:
O que fazer em Lisboa: Principais atrações, passeios e lugares de Lisboa em Portugal.
Ingressos de Lisboa mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.