Descubra todas as coisas que há para fazer de graça no Porto! Há passeios muito interessantes nos quais não é preciso pagar nada (que são “à borla”, como os portugueses constumam dizer), e que o farão economizar muito na viagem ao Porto. Confira:
E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito em sua viagem ao Porto e Portugal. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem a Portugal vai sair mais barata do que imaginava e você poderá gastar mais para aproveitar ainda mais.
1. Conhecer o centro histórico do Porto
Uma vez no Porto, é preciso conhecer as ruas de seu centro histórico. As casinhas antigas, umas em cima das outras, e com azulejos antigos, ajudam a criar o charme do centro do Porto. Você também verá os barquinhos no Rio Douro, na região da Ribeira, e as várias pontes que cruzam as margens do rio. O centro do Porto, apesar de manter seu estilo antigo e histórico, está sendo cada vez mais revitalizado e se tornando um grande atrativo para o turismo – tanto durante o dia, quanto durante a noite, já que conta com muitos barzinhos.
2. Ver a Torre e Igreja dos Clérigos no Porto
A Torre dos Clérigos é o monumento mais alto do Porto e um patrimônio tombando pela Unesco. Ele faz parte da famosa Igreja dos Clérigos, que é um dos símbolos mais importantes da cidade. Ao chegar em Porto, você verá que os souvenires sempre mostram a Torre dos Clérigos! Além da questão religiosa, a igreja tem todo um apelo cultural e é ponto turístico obrigatório da cidade, ainda mais por ser de graça.
3. Observar o Rio Douro no Porto
O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. Ele é o terceiro mais extenso da península Ibérica, e a Unesco inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto. Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade.
4. Passar pela Ponte D. Luís no Porto
A Ponte D. Luís liga as duas margens do Rio Douro (Porto e Vila Nova de Gaia) com uma estrutura metálica construída em 1881. O verdadeiro nome da ponte é Luís I, mas diz a lenda que, devido à ausência do rei D. Luís I na inauguração dela, a população decidiu tirar o “dom” do nome. Hoje em dia a ponte tem duas rotas suspensas no ar: a superior serve como uma linha do metrô, e a inferior, serve para carros e pedestres.
5. Conhecer os mercados Bom Sucesso e Bolhão
Os mercados são sempre uma forma de conhecer o estilo de vida e cotidiano das cidades, com base à sua alimentação, artesania e até produtos gourmet. No Porto não é diferente, e os dois principais mercados, que você precisa visitar, são o Mercado do Bolhão e o Mercado do Bom Sucesso. O primeiro data de 1914, e fornece carnes, pão, peixes, legumes, frutas, sementes, entre muitos outros produtos, além de banquinhas de lanches. Já o segundo, datado de 1951, é igualmente charmoso e tem três andares modernos, com grandes vidros, e com dezenas de restaurantes e banquinhas de produtos frescos.
6. Passear pela Avenida Aliados
Um dos lugares mais visitados pelos turistas por estar bem no centro da cidade, a Avenida dos Aliados abriga em toda sua extensão diversos monumentos. Em um de seus extremos está localizado o imponente edifício palaciano da câmara do Porto; enquanto no outro extremo está a Praça da Liberdade, com a estátua do rei Pedro IV. Por ser um local com grande movimentação de pessoas, esta avenida se tornou palco para apresentações culturais, performances, concertos e até mesmo intervenções.
7. Apreciar a Estação São Bento
Tanto por dentro quanto por fora, a estação de S. Bento é linda e super importante! Trata-se de um dos lugares mais históricos do Porto, e até as suas paredes, trens e relógios rendem boas fotografias.
8. Ir à Capela das Almas e Igreja do Carmo
Outros dois passeios gratuitos do Porto, especialmente para os religiosos, são a Capela das Almas e Igreja do Carmo. Elas preservam a arquitetura da cidade, com os tradicionais azulejos na área externa, e contam com altares sagrados muito bonitos.
9. Ver as Muralhas Fernandinas no Porto
As Muralhas Fernandinas no Porto são uma construção que serviu para proteger a cidade das invasões que ocorriam na época. Apesar de não ser tão requisitada pelos turistas, visitar as Muralhas Fernandinas é fundamental para conhecer a história da cidade mais profundamente.
Além de sua importância para a história militar de Porto, as muralhas também proporciona vistas panorâmicas belíssimas da cidade. Durante seu passeio você poderá ver o rio Douro, a ponte Luís I, a marginal de Gaia, a ponte do infante, a Serra do Pilar e muito mais.
10. Observar o Forte de São Francisco Xavier
Popularmente conhecido como Castelo do Queijo, este forte já serviu como proteção e fortificação marítima. Hoje em dia ele está sob tutela da Associação de Comandos da Delegação do Norte, totalmente preservado, e abriga um museu histórico-militar, além de promover eventos culturais.
11. Passear pelo Jardim das Virtudes
Esse é um local que reúne natureza, arte, gastronomia e arquitetura, ideal para um passeio em família. Localizado a poucos metros do centro histórico, o Jardim das Virtudes é um verdadeiro tesouro escondido de Porto. É um espaço verde, com mais de 750 camélias, ideal para relaxar e apreciar uma vista privilegiada do Rio Douro e da imponente Alfândega do Porto – a dica de ouro é não perder o pôr do sol.
12. Relaxar nas praias de Porto
Porto, além de ser uma cidade cheia de cultura e boa gastronomia, tem também fantásticas praias que fazem com que os verões portuenses sejam aproveitados ao máximo. Até quando está frio, as pessoas que moram no Porto têm o costume de ir passar à beira mar, já que a maioria das praias tem passeios e uma infraestrutura que possibilita usufruir do espaço o ano inteiro – e de graça. Veja as principais praias locais:
– Piscinas das Marés de Leça da Palmeira
As Piscinas das Marés, como o nome já diz, é um conjunto de piscinas que fica em uma das praias mais bonitas do distrito do Porto, Leça da Palmeira. As piscinas foram construídas em 1966 bem ao lado do mar, fazendo com que sua água seja salgada.
– Praia da Aguda
A praia da Aguda fica em Gaia, cidade vizinha ao Porto, do outro lado do Rio Douro. A praia se destaca pela vastidão de mar e areia, o que é ótimo para quem gosta de caminhadas. É uma das praias mais bonitas da região, muito frequentada por pessoas de todas as idades.
– Praia do Aterro
A praia do Aterro fica na região de Leça da Palmeira e é ideal para todo o público, mas acaba atraindo em grande quantidade os surfistas e praticantes de bodyboard, graças às condições favoráveis do clima para esses esportes. Tem também alguns barzinhos locais, onde as pessoas vão para almoçar ou beber ao final da tarde.
– Praia Azul
A praia Azul fica em Angeiras e, além de ter um grande areal e ser rodeada por rochas, conta com um extenso mar azul e agitado, o que faz com que os banhistas tenham um pouco de medo do nado. É uma praia ótima para tomar sol, caminhar, e praticar esportes na areia.
– Praia do Castelo do Queijo
A praia do Castelo do Queijo fica localizada junto ao Forte de São Francisco Xavier. O lugar, graças às rochas, é muito procurado pelos pescadores. Embora a praia seja um pouco selvagem e sem vigilância, a paisagem vale a pena. É uma das praias mais bonitas de Porto, no entanto tem muitas pedras, o que dificulta o acesso ao mar.
– Praia da Granja
A praia da Granja possui uma beleza única, com dunas ao redor da praia que são protegidas por uma passarela de madeira com extensão de 15 km, pela qual é possível percorrer todas as praias da Vila Nova de Gaia. É uma praia linda e ótima para ir com a família e amigos. Tem muitos restaurantes e barzinhos ao redor, mas a maioria só funciona na alta temporada.
Dica dos ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal
Portugal tem cidades mágicas, e existem tours incríveis que o levam para conhecer o melhor de cada uma delas. Nós já viajamos o mundo e sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos, até que encontramos uma empresa ótima que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons! Nas últimas viagens, foi justamente esse site de Ingressos da Europa que nós utilizamos. Ele vende ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa, Porto e de todas as cidades da Europa!
Além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, o site está em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar (lembramos que é sempre mais barato comprar antes, pela internet, para evitar filas e não perder tempo de viagem). Tivemos uma experiência excelente com ele!
Muito mais dicas de Portugal no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Portugal, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Portugal. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer de graça no Porto, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Como usar o celular à vontade no Porto e na Europa?
Poder usar seu celular em Porto e na Europa, em geral, é algo extremamente útil e necessário, já que com ele você pode pesquisar sobre pontos turísticos, acessar os aplicativos deles, conferir a previsão do tempo e até usar o GPS, economizando o aluguel deste equipamento para o carro. Além de, claro, estar conectado nas várias redes sociais e WhatsApp! Por isso, selecionamos as melhores dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar, podendo pesquisar sobre o que fazer de graça no Porto.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Porto
Agora que você já viu tudo sobre o que fazer de graça no Porto, uma dica legal e que faz a diferença na viagem ao Porto é escolher bem a localização do seu hotel. A cidade é enorme, e ficar em uma região perto dos principais pontos turísticos faz toda a diferença. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar no Porto, onde damos dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar boas promoções).
E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades de Portugal que são lindas e ir até o Porto, que é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro no Porto com dicas de como alugar um excelente carro no Porto e em Lisboa por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Veja outras matérias imperdíveis de Porto:
Ingressos do Porto mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.